Nosso novo board de Coisês no Pinterest

Criamos um board só com designs ruins no nosso Pinterest.

Sempre impliquei com testes de verdadeiro ou falso.

O cérebro retém as duas respostas e logo mistura o certo e o errado dentro da nossa cabeça. Testes assim usam o errado como armadilha e por definição não deveriam ser utilizados por instituições de ensino, assim como os testes de múltipla escolha, apesar de fazerem a alegria dos estudantes. Melhor seria se houvesse uma forma melhor de avaliar alunos que não fossem as provas, mas isso é outro assunto.

Mas tem uma situação que acho que o erro é uma ótima ferramenta de aprendizado: em design.

Desde que li o “Design of Everyday Things” do Donald Norman anos atrás, fiquei viciado em procurar erros e acertos em coisas. Eu chamo de “coisês”, a língua em que uma coisa fala com você. Por exemplo, um interruptor de luz tem um coisês claro e fácil, o microondas tem um coisês confuso e ninguém entende nada, e assim por diante.
Colecionar fotos de (e desenvolver “olhos de ver”) coisês ruim é viciante porque cada imagem é uma pequena viagem mental, uma retroengenharia que geralmente passa por 3 etapas:

1. Qual era o problema ou a intenção do artista em questão
2. A solução que o dito cujo encontrou/aprovou
3. Como as pessoas de fato se relacionam com essa solução na vida real

Agora tá na moda chamar isso de usabilidade, UX, design thinking, DZN sgrubbles pra dar um ar mais imponente, mas não se deixe intimidar porque isso existe desde o primeiro tacape, a primeira lança com uma pedra na ponta. Eu chamo de coisabilidade mesmo, uma característica essencialmente humana antes de ser um objeto de estudo acadêmico. Sua avó entende o conceito de coisabilidade, simplesmente porque o objetivo será sempre o usuário, e se ele não entende, a culpa é de quem fez, não de quem usa.

Ser um especialista em coisês (on line, off line ou whatever line) é entender como o ser humano funciona, em primeiro lugar.

Enfim, se você tem a mesma inclinação para achar isso interessante (há de ter gente doente como eu por aí), já deve estar com vontade de experimentar isso na prática. Ou de repente já é desse clube faz tempo.

E por isso criei um board novo no nosso Pinterest para ir colecionando alguns exemplos.

Bad Design3

Tenho certeza que você vai acabar vendo o mundo com outros olhos. Onde você estiver haverá sempre um ótimo passatempo te esperando, mesmo que você esteja sem o seu celular (!) Você terá sempre o coisês das coisas. Convidar crianças pra ficar dando nota pra coisês também é bem divertido. Afinal, se tem algo que o ser humano faz muito melhor que qualquer outro animal, são coisas. Mas nem sempre.

Obs: se você quiser colaborar com nosso board, mande um email pra mim: [email protected]

SIGA NOSSO BOARD BAD DESIGN AQUI.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More