Documentário sobre Marina Abramovic terá premiere no SXSW

marina 2

marina 1

O SXSW está chegando e não podemos esquecer que, além da vasta programação musical, a lista de filmes e séries que serão exibidos no festival também não deixa nada a desejar.

O documentário dirigido por Marco Del Fiol, “Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil” terá première mundial durante o SXSW. Ele será exibido na mostra intitulada “Documentary Feature Competition”. É o único título que não é americano selecionado para essa exibição.

Quem é de São Paulo deve se lembrar do sucesso da exposição Terra Comunal – Marina Abramovic, que ficou em cartaz no ano passado, no SESC Pompéia, e contou com produção da Casa Redonda – a produtora é parceira de Abramovic no filme.

Entre os anos de 2012 e 2015, a equipe de filmagem de “Espaço Além” percorreu mais de seis mil quilômetros no Brasil, acompanhando a artista sérvia em Abadiânia, Goiás, onde presenciaram experiências de cura e cirurgias realizadas pelo médium João de Deus; no Vale do Amanhecer, Distrito Federal, para registrar cerimônias e incorporações; em Salvador, para filmar temas relacionados à religião; na Chapada Diamantina, também na Bahia, onde gravaram rituais de Ayahuasca e por fim em Curitiba, Paraná, onde o foco foram os processos xamânicos.

O objetivo principal que guiou este enredo foi investigar as relações entre a arte e a espiritualidade. De acordo com os produtores, o gênero do doc. é uma mistura de “road movie e thriller espiritual”.

O filme tem distribuição da Elo Company e codistribuição da SPCINE e chega em maio às salas de cinema.

Para quem não é de São Paulo e perdeu a exposição, o site do SESC oferece uma pequena biografia bem bacana da artista, escrita pelo Jochen Volz, curador da mostra. Interessante para descobrir um pouco mais sobre a obra de Marina.

O YouTube também está repleto de vídeos curiosos da obra da artista. Um dos mais famosos, com certeza, é o que mostra o reencontro dela com seu ex-marido Ulay, que aconteceu sem querer durante a exposição “The Artist Is Present”, que esteve em cartaz no MoMa, em NY, em 2010. O vídeo é parte do outro documentário de Marina, que leva o mesmo nome da mostra. Assista a ele aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=OS0Tg0IjCp4

Muito lindo e aparentemente poético, esse vídeo, na verdade, traz uma história muito mais tensa do que as câmeras podem registrar. Durante aproximadamente doze anos, Marina e Ulay viajaram em um trailer com o único objetivo de produzir arte. O resultado foi uma série de projetos, como “Imponderabilia”, de 1973, que marcou a história da arte performática.

Em 88, o casal se separou e ela não encarou bem a situação. Bastante tempo depois, em 2003, Marina revelou que o término aconteceu principalmente por conta de uma traição de Ulay – ele ainda ficou com todas as obras depois da separação e obrigou a ex a comprar tudo dele. Só assim ela recuperou seus trabalhos. Durante 25 anos, os dois não se viram mais. Até esse momento no MoMa.

Neste tumblr, você confere fotos de pessoas que, nessa mesma ocasião da exposição, ficaram tão envolvidos pela performance dela que foram às lágrimas.

História intensa, como tudo o que vem da Marina demonstra ser.

O projeto especial do UoD no SXSW tem o apoio cultural do Santander, Twitter Brasil, Rede Atlântida (RBS), Trip Editora, Levi’s Brasil e GoPro Brasil.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More