Músicos deficientes estão criando música com as suas mentes

https://www.youtube.com/watch?v=o9FKzWM-s8w

O feito, inédito, aconteceu na Universidade de Plymouth. Em parceria com o Hospital Real de Neuro-Deficiência, em Londres, quatro membros de um conjunto de paramúsicos reuniram-se para testar a nova tecnologia – nenhum deles pode falar nem se mover.

Os músicos tiveram uma espécie de “touca” colocada em suas cabeças – nela, eletrodos ficaram responsáveis por registrar suas ondas cerebrais. Uma tela mostra quatro opções de “frases musicais” para escolherem – cada uma tem uma luz colorida intermitente, associada a ela, então o músico seleciona uma delas. A tecnologia capta não apenas as notas selecionadas, mas também sua intensidade, o que pode indicar o volume e dinâmica, por exemplo. Conforme as frases são escolhidas, aparecem em uma tela para que alguém possa tocá-las.

Uma vez que já foi provado que ouvir música é uma atividade extremamente benéfica para o nosso cérebro e tocar música pode ser ainda mais, a nova tecnologia pode funcionar como uma espécie de terapia para deficientes físicos, surdos e mudos.

Play.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More