Supermercado retira todos os importados para chamar a atenção sobre diversidade étnica

Se você estivesse lá em Hamburgo e resolvesse dar uma passadinha no Supermercado Edeka para fazer umas comprinhas, encontraria a seguinte cena:

supermarket removes foreign groceries racism problems hamburg germany 1 599d7458e7b38 605

Quase todas as prateleiras vazias.

Por um momento talvez você imaginasse que estava, na verdade, na Venezuela. Mas não, isso aconteceu na Alemanha mesmo. Umas plaquinhas espalhadas pelas prateleiras trariam a resposta do mistério: “veja como nossas prateleiras ficam vazias sem estrangeiros”. Ou “viu como essa prateleira fica um tédio quando não se tem variedade?”.

supermarket removes foreign groceries racism problems hamburg germany 6 599d7463aec44 605
supermarket removes foreign groceries racism problems hamburg germany 8 599d7467d034f 605
supermarket removes foreign groceries racism problems hamburg germany 2 599d745bd506a 605
supermarket removes foreign groceries racism problems hamburg germany 7 599d7465ae07a 605

A ação foi preparada com o objetivo de ajudar a expor e a conscientizar as pessoas em relação à diversidade de etnias e o preconceito contra imigrantes, um problema que realmente tem aumentado em todo o mundo, mas em especial na Europa, por causa dos atentados terroristas.

A causa é importante, claro.

Maaaas… fico me perguntando aqui se não estamos, mais uma vez, diante de um caso de “apropriação de causa com objetivos comerciais e publicitários”. Calma, nnao precisa me chamar de etnicofóbico, supermercadofóbico, nem insensível ou alienado. Porque uma ação dessas funciona muito em forma de post, mas na vida real é um pesadelo para todos os clientes e funcionários. Já pensou? você vai até o supermercado, estaciona o carro, ou pega um ônibus, aí entra no Super, pega o carrinho, tira a listinha de compras do bolso e… fuém. Tudo vazio. Claro, de novo: a causa é nobre. Mas prejudica diretamente 100% dos clientes daquele dia. Talvez o efeito fosse o mesmo se as fotos fossem feitas de madrugada e pronto. vai ver que os donos da rede de supermercados são estrangeiros e ficaram realmente sensibilizados, sei lá.

Mas enfim, é uma ação de varejo interessante.

E você, o que acha? Vale uma ação assim? Ou é meio over?

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (6)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More