Como escolher as melhores métricas para medir seus resultados em marketing?

O marketing digital trouxe uma realidade 100% mensurável para a cultura de investimento em marketing das empresas. Aos poucos, vi muitos dos nossos clientes mudarem suas percepções sobre as ações desenvolvidas enquanto a compreensão de seus resultados se ampliava. Isso só é possível com as métricas certas para cada tipo de negócio, juntamente do compromisso em entender o consumidor, ou como preferimos aqui na agência, descobrir o Fator H desse relacionamento.

É claro que a última linha do Excel continua sendo a estrela das reuniões de diretoria. Porém, de que adianta olhar para o resultado final sem entender todas as etapas que nos levaram até ele? Seja um bom resultado (para intensificarmos nosso acertos) ou ruim, que nos leva a melhorar e ajustar nossas metas. No mundo multicanal que vivemos hoje é importante repensarmos e modernizarmos nossas estratégias e KPIs. Mas, como escolher as melhores métricas para seu negócio? Como acompanhar a performance da agência e colaboradores de marketing?

[spacer height=”30px”]

A primeira coisa é: pense em pessoas, não em cliques.

Entender o seu consumidor e a amplitude de seu comportamento em diversas frentes da vida faz com que você o compreenda e tenha empatia com a sua jornada de compra. Só assim é possível saber como impacta-lo, atraí-lo e conquistá-lo. A primeira métrica deve ser relacionada ao seu CRM: quem são seus clientes? Qual é a jornada de compra dele? Onde seu serviço/produto pode melhorar e inovar a experiência dele nessa jornada? Não pense apenas nos CPC’s e CPA’s dos canais individuais mas nas métricas gerais do negócio.

[spacer height=”30px”]

Quais são as KPIs do seu negócio?

Por vezes, já perguntei isso para alguns prospects e recebi a famosa resposta: “Vender, conseguir mais clientes, etc”. Vender mais para quem tem um negócio é como respirar pra quem está vivo. Fugir dessa obviedade e construir métricas que possam levá-lo aos resultados finais de faturamento são essenciais para o crescimento de qualquer empresa. Com os canais digitais, muitos caíram na tentação de contabilizar cliques e custos por aquisição. Mas, se esquecem de criar indicadores que possam testar novas estratégias e alavancar o negócio como um todo. Investir em métricas de longo prazo focadas no consumidor como o CVL (Customer Lifetime Value) é um bom começo para aprimorar a análise de resultados e alocar suas verbas de um jeito mais inteligente.

[spacer height=”30px”]

Por último: Permita-se experimentar.

Muitos profissionais de marketing tem dificuldade de priorizar e investir recursos em estratégias inéditas e sem comprovação. No entanto, são os testes estratégicos que vão fazer suas métricas evoluírem. O momento é de foco total nos consumidores, ou seja, nas pessoas. Incorporar métricas que levem sua empresa a pensar soluções com foco no ser humano, se preocupando com a otimização, mas sem esquecer da experimentação, vão colocar o seu negócio no rumo da inovação. Pensar a jornada do seu consumidor, desenvolver metas de evolução e aperfeiçoamento da experiência em cada etapa de um mundo multicanal devem ser sua prioridade hoje. 

Substitua algumas das reuniões intermináveis de discussão de lucro mensal por encontros duradouros que debatam quem é o seu público, como impacta-lo mais a cada dia e como conquistá-lo mais do que a sua concorrência. Experiemente ouvir mais gente da equipe (usando processos como o Design Thinking, por exemplo) e crie metas de melhoria para cada ponto de contato. 

Cobre sua agência com métricas do seu negócio e não apenas por canais isolados. Nós estamos aqui pra isso.

 

Fonte: TWGoogle, Econsultancy

Receba nossos posts GRÁTIS!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More