Toda vez é a mesma coisa. Puff! Você abre a embalagem e descobre que tem mais ar do que salgadinho lá dentro.
As marcas dizem que existem motivos para isso (nitrogênio para manter frescor), mas sem dúvida nenhuma o maior deles é mesmo o recurso de vendas. Em português claro, um produto maior, com mais presença no ponto de venda e no seu campo visual. Um truque que obviamente não é usado só por salgadinhos.
Ross Hudgens é fundador da Siege Media e resolveu investigar, medir e tabelar as principais marcas do mercado americano, muitas delas, também bem conhecidas no mercado brasileiro. Os cálculos são de lá, mas os nossos saquinhos não devem ser diferentes.
Método
O método utilizado pelo Ross foi por substituição do ar por água, para garantir assim a precisão dos resultados, que foram apresentados em uma publicação chamada Kitchen Cabinet Kings. E obviamente viralizou.
Confira abaixo os resultados e algumas das reações (em inglês).
Algumas reações (em inglês)
Só uma observação aqui: o problema não é a presença do “ar” (seja nitrogênio, ou qualquer outro, não importa.) Mas sim, a aparência de uma embalagem que é muito maior do que aquilo que de fato você está comprando. é um gimmick visual, não de peso. Ou seja, pode ser sim um recurso para manter frescor mas não vamos ser ingênuos a ponto de achar que isso não é ferramenta de vendas não é mesmo? Ou não? Comente.