Shang-Chi: Conheça o primeiro herói oriental do MCU a ter um filme próprio

Também conhecido como o mestre do Kung Fu, personagem ganhará longa em 2021.

Criado por Steve Englehart e Jim Starlin, Shang-Chi aparece pela primeira vez na HQ Special Marvel Edition #15 e dezembro de 1973, durante a chamada era de bronze dos quadrinhos. Em sua história mais tradicional (o personagem já foi reformulado pela Marvel diversas vezes), Shang-Chi tem como pai Fu Manchu, líder de uma importante organização criminosa e um vilão extremamente violento e ardiloso. Seu filho foi treinado a vida toda em diversos estilos de artes marciais a fim de servir como uma arma viva a seu serviço.
Entretanto, o herói era exatamente o oposto: possuía um espírito pacifista e senso de justiça, e só partia para a briga quando necessário (bem semelhante aos papeis do ator Bruce Lee nos cinemas, ator no qual foi baseado).
Em uma missão a serviços de Fu Manchu, Shang-Chi descobre a verdadeira face de seu pai ao conhecer o arqui-inimigo do criminoso, o sir Denis Nayland Smith. Diante disso, ele passa a combater a organização criminosa da qual fazia parte, junto com Smith outros aliados do MI-6.

Shang Chi Quadrinho
Capa da Special Marvel Edition #15, primeiro quadrinho a contar com Shang-Chi.

Os Dez Anéis
A origem do herói, entretanto, parece que passará por uma adaptação para chegar as telonas: uma grande possibilidade é que seja filho do Mandarim, líder da organização Os Dez Anéis, (que nos quadrinhos tem como arquirrival o Homem de Ferro). No MCU, Os Dez Anéis já estiveram presentes com o filme Homem de Ferro de 2008, com um pequeno easter-egg: o líder dos terroristas que manteve Tony na caverna utilizava dez anéis, um em cada dedo. Mais tarde, com Homem de Ferro 3, o vilão principal é um ator, Trevor Slattery (Bem Kingsley) que se faz passar pelo Mandarim. Entretanto, no curta metragem do filme Thor 2: Mundo sombrio, o Mandarim falso, preso em uma penitenciaria desde os acontecimentos em Homem de Ferro 3, é sequestrado pela real organização dos Dez Anéis por ter se apropriado do nome de seu líder de modo indevido. Confira abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=mceyJxMuYFE
Curta All Hail the king, mostrando mais sobre a organização Os Dez Anéis.

Repercussão
Com o grande sucesso de Pantera Negra de 2018, com diversos recordes como Maior abertura de um filme solo de super-heróis (na sexta-feira nos EUA foi de U$ 75 milhões), Maior bilheteria de um filme solo de super-heróis (U$ 1.3 bilhão) entre diversos outros, a Marvel busca manter um fator essencial para o filme de Shang-Chi: representatividade. Não é segredo que o mercado do cinema da China é um dos maiores do mundo (no primeiro trimestre de 2018 a venda de ingressos chegou a 20,21 bilhões de yuans, equivalente a U$ 3.17 bilhões), e a Marvel quer abocanhar esse mercado com um personagem com quem o público local possa se identificar.

Liu
Simu Liu no painel da Marvel durante a Comic Con.

O ator a incorporar o protagonista será Simu Liu, e o casting foi decidido somente na última quinta-feira, dia em que o evento da Comic Con 2019. O canadense começou sua carreira com personagens figurantes até 2015, quando conseguiu um papel recorrente na série canadense Blood and Water. O ator chegou até a receber uma indicação por melhor performance de um ator convidado no Canadian Screen Awards. A partir dai, Liu passou a aparecer em episódios de Orphan Black e The Expanse, ganhando fama e conquistando seu primeiro papel de destaque como Jung em Kim’s Convenience, uma série de comédia uma família coreano-canadense.

O filme Shang-Chi tem como data de estreia 12 de fevereiro de 2021.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More