Hubs de conteúdo preto para conhecer e seguir

Criatividade não existe sem diversidade. Mais do que estimular nosso repertório, conhecer outros criadores de conteúdo cujo foco é a pluralidade nos ajuda a entender conceitos e valores e, sobretudo, a respeitá-los. Longe dos grandes influenciadores, existe uma galera focada em estimular a presença preta no meio digital, como a publicitária Janaína Assumpção. Desde 2008, ela como Atendimento Publicitário em agências de publicidade e agora fundou o co.esao, um coletivo de diversidade “que nasceu com o objetivo de dar voz a comunicadores negros” e realizar consultorias norteadas pela promoção da diversidade.

Janaína não está sozinha. Abaixo, uma lista de hubs de conteúdo preto pra conhecer e seguir:

Instituto Black Bom

Atuando desde 2013 no “desenvolvimento socioeconômico das comunidades negras e periféricas através da cultura e da economia criativa”, o Black Bom é uma rede de empreendedores negros e periféricos com foco na Cultura Urbana e Economia Criativa.

https://www.instagram.com/p/CDKhQmdJ06_/

Representa Negra

Criado pela jornalista Mariana John, o Representa Negra existe desde 2015. No Instagram, o perfil trabalha conteúdos voltados desde à exaltação de figuras pretas contemporâneas, até informações relevantes sobre ícones históricos, como Tereza de Benguela, uma ex-escrava e heroína que virou rainha e liderou um quilombo de negros e índios.

https://www.instagram.com/p/CDOxMUrHt_5/

Hub Preto

Logo na bio o Hub Preto mostra seu foco: “discutir sobre a história da população preta e seguir escurecendo histórias”. Além de fortalecer o afroempreendedorismo, a plataforma reforça o protagonismo negro. Na equipe de produtores de conteúdo estão Douglas Alves, Nathália, Lauryn Fonseca e Doug Soares.

https://www.instagram.com/p/CDhPeNsHpY8/

Tinha que ser preto

Contando histórias do povo preto desde 2015, o Tinha Que Ser Preto destaca figuras que mudaram a sociedade e estiveram presentes em momentos importantes. É uma ótima fonte de referência para conhecer novos ícones e entender a importância da luta por representatividade.

https://www.instagram.com/p/CDMy341plqH/

Criola

As mulheres estão no centro do Criola, “⁣uma organização da sociedade civil com mais de 25 anos de trajetória na defesa e promoção dos direitos das mulheres negras.⁣” Fundada em 1992, o coletivo está em diversas plataformas digitais. No Spotify, o podcast do Criola “contém informações, entrevistas e conteúdos exclusivos sobre saúde sexual e saúde reprodutiva”.

https://www.instagram.com/p/CDjalUfJ63f/

Movimento Black Money

Fundado por Alan Soares e Nina Silva, o Movimento Black Money é “o Hub de Inovação Digital para autonomia da Comunidade Negra.” Um dos pilares do movimento é estimular o afroconsumo jogando luz na comunicação, educação e geração de negócios pretos. O Black Money está, inclusive, alinhado à agenda da ONU para 2030 de Desenvolvimento Sustentável para o mundo.

https://www.instagram.com/p/CDU9VZAKxvH/

Outros perfis que vale a pena seguir:

Coletivo Negro Vozes UFABC

Indique Uma Preta

Papo Preta

Casa Helenira Preta

Coletivo Negro Minervino

Pais Pretos Presentes

Rede da Preta

Falando de Racismo

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More