Jeep cria app para incentivar motoristas a colocarem seus carros na terra

Gratuito e disponível para clientes e não-clientes, Jeep Trilhas mapeou e compilou trajetos off-road em novo projeto digital

Seja por não saber como e onde fazer, por receio das técnicas necessárias, de prejudicar o equipamento ou por ainda não ter se conectado com a adrenalina que envolve a prática, o fato é: muita gente que compra carros pensados para enfrentar terrenos off-road nunca colocam as rodas na terra de verdade. Para ajudar, a Jeep lança nesta semana o Jeep Trilhas, aplicativo gratuito e disponível para Android e iOS que traz uma série de circuitos possíveis e disponíveis pelo Brasil.

Em cada um deles, que inicialmente passam por São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, é possível escolher onde se aventurar de acordo com distância da sua localização atual, tempo de percurso ou tipo de tração necessária (4×2 ou 4×0), entre outros filtros. Pelo app, você consegue traçar a rota entre seu ponto atual e o início da trilha escolhida e, então, passa a se guiar pelo GPS próprio do sistema. Aí, é só ficar de olho na telinha e acelerar (com cuidado, claro).

O app foi desenvolvido pelas empresas DTI e Score Group, com participação de outras operações e agências responsáveis pela comunicação da marca, como D-Code, SunsetDDB, MuchMore e Fbiz. Junto com o time da montadora, eles mapearam caminhos e estradas de livre acesso e sem pavimentação que pudessem ser transformadas em um percurso off-road. Até o fim do ano, novos estados e circuitos devem ser adicionados, chegando a 50 roteiros em todas as regiões do Brasil.

A ideia é que o aplicativo engaje a audiência por meio de elementos que unem informações turísticas e gamificação. Além dos trajetos em si, o sistema traz informações sobre os locais, indica restaurantes, hospedagem, atrações próximas e ainda oferece benefícios para os usuários, como descontos nas opções listadas. A cada trilha completa, o piloto ganha ainda um badge virtual, incentivando-o a procurar as próximas e “zerar” todas as opções. A promessa da montadora é que, no futuro, as badges possam ser convertidas em prêmios reais.

Fui convidado para testar o app na prática fazendo a trilha “Arredores de Salesópolis”, na cidade paulista em questão, localizada a duas horas (140 km) da capital. Seguindo as sugestões do roteiro, paramos no restaurante Nhá Luz, bem próximo ao início do percurso, e seguimos para as experiências individuais. A bordo de um Renegade 4×4, fiz o trajeto de 45km em cerca de 3 horas, sem grandes dificuldades – mesmo sem nunca ter feito nada off-road antes e sem precisar acessar o 4×4 em nenhum momento. Quase no fim, deu ainda para encostar em outra indicação: o Parque Nascente do Tietê, onde é possível ver o ponto exato de onde brotam as primeiras gotas do principal rio que corta a capital, com água ainda cristalina e potável.

O aplicativo mostra o caminho a ser feito em linguagem próxima à dos GPS padrões, como Waze e Google Maps, e você só precisa ficar ligado para não errar as bifurcações mais rudimentares (lembre-se, na maioria dos casos você estará no meio de uma estrada convencional de interior, sem nenhuma personalização para sua aventura). A dica fundamental é: carregue o mapa antes de ir para o início da trilha, de preferência ainda na sua casa – afinal, você terá GPS, mas dificilmente terá internet no percurso como um todo. E garanta um carregador full time para o smartphone.

Apesar de criado pela Jeep e pensado para seu público, o Jeep Trilhas pode ser usado por qualquer interessado, mesmo com carros de outras montadoras. Ao logar pela primeira vez, ele te divide entre rótulos que vão de “Spirit”, aos entusiastas que não possuem carro da marca; a “Legend”, clientes fieis e que possuem mais de um modelo, passando por outros intermediários. Uma forma interessante de provocar os atuais clientes a explorarem mais o potencial dos carros da montadora, de criar um relacionamento positivo da marca por potenciais clientes e, claro, de juntar dados valiosos dos dois públicos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More