Ouça a Wikipedia

Um site que transforma edições feitas na Wikipedia em música ambiente, em tempo real

[ad_1]

Enquanto escrevo este post, estou ouvindo a “Greater Belo Horizonte“, a versão sonora da grande BH, feita a partir das diversas edições feitas nesta página específica, na Wikipedia.

A Wikipedia completou 20 anos em janeiro passado. Você se lembra quando ouviu falar dela pela primeira vez? Ou, mais especificamente, você se lembra de quando realmente começou a clicar nela, quando apareceram os resultados da pesquisa? Para mim, a Wikipedia se mostrou um recurso essencial para aprender sobre música: nela eu pesquisei minhas bandas favoritas e todas as pessoas, eventos, lugares e coisas associadas a elas. Um bom exemplo foi minha relação com a música do Brian Eno, que descobri através da Wikipedia, e todo o nuiverso da chamada musica ambiente, da qual a obra de Eno constitui apenas uma parte.

Agora, duas décadas depois, a própria Wikipedia virou música ambiente. O Ouça a Wikipedia, escreve co-criador Mahmoud Hashemi, “É uma sonorização em tempo real do crescimento da Wikipedia. O site é autoexplicativo. Mas tem cosas bem legais como “Sinos são adições, strings são subtrações” (nas diversas edições de cada termo.

Edições menores soam superiores, e edições maiores, inferiores. “Há algo de reconfortante em saber que todo usuário faz barulho, toda edição tem uma voz. (Os círculos verdes são edições anônimas e os círculos roxos são bots. Os círculos brancos são apresentados a você por usuários registrados como você.) ”

Tudo parece um pouco – e parece ainda mais – Eno Aplicativos de “música generativa”. Mas Ouça a Wikipedia adiciona uma dimensão verbal e intelectual considerável, rotulando cada edição que surge com o nome da página relevante. Metal Kawaii. Ano da Quinta Coalizão. Tom Brady. Condado de Lee, Texas. Você gosta de Hitchcock? Discografia de Justin Bieber. Geografia dos jogos gaélicos. Partido Democrático da Califórnia. Basquete nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 – Torneio masculino. Todos esses nomes surgiram e desapareceram em cerca de um minuto de visualização, assim como muitos outros de obscuridade mais profundamente tentadora. Se você se sentir tentado a pesquisar todos eles na própria Wikipedia, conte-se entre aqueles de nós que sabem, há vinte anos, onde está o verdadeiro potencial da Internet para adição. Explorar Ouça a Wikipedia aqui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More