Espetáculos para ver: Medeia, de Gracê Passô

Dirigida por Inez Viana, a peça tem a cantora Assucena como Medeia.

Medeia se apaixona por Jasão. Completamente entregue, ajuda o homem na tarefa de achar o Velocino de ouro, uma espécie de roupa de lã que dava poderes. Mas, Jasão dá um pé na bunda de Medeia pra ficar com uma princesa, e ela prepara uma vingança. 

A história grega serve para escoar a peça Mata Teu Pai, texto de Grace Passô e dirigida por Inez Viana, pelos tempos modernos. Uma mulher traída, trocada e humilhada, não é um mito histórico, é uma rotina contemporânea.  

O que o texto fez em 2017, data da primeira montagem, foi identificar o elo atemporal da dor feminina e do privilégio patriarcal que modelou a cultura como a conhecemos hoje. 

mata teu pai fernanda tine 2 664x332 1
A atriz e cantora, Assucena.

Em 2022, Medeia é interpretada com muita beleza pela cantora Assucena, uma mulher trans. Só esse fato seria suficiente para jogar o mito em outra dimensão. 

Transformada em ópera-balada, Mata Teu Pai incorpora músicas, sons e outras mulheres trans ao elenco para ampliar o tamanho do buraco que o patriarcado nos enfiou. Sem didatismo e com muita poesia, a mensagem é distribuída ao longo do espetáculo de forma emotiva. Texto e direção sabem pra onde ir, e o caminho é diferente do mito grego, ainda que também o espelhe. 

Na história de Eurípedes, Medeia mata os filhos e sequer deixa o corpo para Jasão velar. É vista como uma louca. Em Mata Teu Pai a vingança é coletiva, é instrumentalizada por um saber de que não importa a época, a comunidade, ou o país, as mulheres sempre serão estrangeiras porque a terra a qual elas se referem, sentem saudades, é uma terra utópica; é uma espécie de morada futura, um lugar onde elas poderiam viver com paz. 

A diretora, Inez Viana, cria uma dança cênica poderosa. O público não fica em frente ao palco, e sim ao redor dele. As atrizes passam por nós, e vão, lentamente, aumentando a fervura da encenação. 

inez viana 1
Inez Viana, diretora do espetáculo.

É lindo o momento em que Assucena canta e dança usando um papel laminado como par. O jogo de luzes é tão imersivo, que provoca um tipo de frenesi. O trabalho é fortalecido pela trilha sonora ao vivo criada pelo Barulhista. 

Dá pra colocar Mata Teu Pai na prateleira de outras encenações icônicas, como Gota D’água, peça de Chico Buarque e Paulo Pontes, a genial Gota D’água Preta, feita só com elenco negro, que Jé Oliveira levou aos palcos em 2019, e Gota D’água [a seco], com Laila Garin e ​​Alejandro Claveaux. 

Se cada um dos espetáculos mira em um alvo, a atual versão de Mata Teu Pai consegue o feito de distender o mito grego para uma visão microscópica. A peça é uma super lente de aumento para ver todos os germes, vírus e doenças que a cultura masculinizada provoca, ao mesmo tempo em que pluga os temas das outras encenações sem perder a conexão com o texto de Eurípedes. 

Esse teleporte faz com que o espectador não sinta a dor de ser uma mulher, trans ou cis, preta ou branca – esse tipo de sofrimento é inviolado. Entretanto, a montagem dá espaço para que o público compreenda parte do desespero de não ser um homem em uma sociedade; de compreender o tamanho do surto que é ser taxado de herói quando na verdade nem Jasão, nem qualquer homem, o é. Mata Teu Pai expõe as covas abertas que aguardam as futuras vítimas de feminicídio, homofobia ou assassinato. É um espetáculo que cria uma linha do tempo do horror ficcional e real ao mesmo tempo, principalmente ao manter de pé figuras como Luiza Bairros, uma importante liderança brasileira.

Pra mim, outro ponto que viabiliza o espetáculo como uma lente de aumento para os dias de hoje é a forma como as vizinhas, interpretadas com vigor por Eme Barbassa, Joana dos Santos, Warley Noa e Aivan, traduzem a sororidade – essa palavra por si mesma estrangeira – como um significado super distante da realidade. A cubana, a paulista, a mulher árabe, a vizinha, são personagens somente mencionados, mas espelham mulheres que operam em lógicas diferentes. A paulista, por exemplo, é crítica direta à sociedade elitista. 

O que é magistralmente bem feito é a forma como essas personagens-fantasmas vivem no espetáculo. A pontaria de Grace Passô e Inez Viana não tem um alvo só. O centro do painel do dardo é o centro de um furacão por ser a paz também um privilégio. 

Se há muitas camadas, por baixo da epiderme do espetáculo, uma figura é evidente para todos. Em Mata Teu Pai, o nome de Jasão é trocado por “seu pai”, “o pai que só existe na ausência”. 

Em 2021, 53,9 mil crianças brasileiras não tiveram o pai reconhecido na certidão de nascimento. 

Medeia não é só mulher, é símbolo. 

E Jasão não é herói. Ele é só homem. 

Mata Teu Pai está em cartaz em São Paulo, no Sesc Pompeia, até o dia 09 de setembro.

Grace Passô lê trecho de Mata Teu Pai

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More