Foliões devem aumentar o uso das redes sociais no Carnaval, diz pequisa

A pesquisa “Pulso de Carnaval de 2023” e ouviu mais de mil pessoas por meio de um painel digital entre os dias 26 e 29 de novembro de 2022.

2023 marca o retorno do Carnaval às ruas e a Hibou (Empresa especializada em pesquisa e insights de mercado) e a Score Retail (empresa de data retail da B&Partners .co) juntaram-se para realizar uma pesquisa para entender as expectativas dos foliões quanto à volta do feriado mais animado do ano. A pesquisa “Pulso de Carnaval de 2023” e ouviu mais de mil pessoas por meio de um painel digital entre os dias 26 e 29 de novembro de 2022.

Os resultados mostraram que, com o longo período de ausência da festa, a utilização das redes sociais no dia a dia deverá aumentar durante os dias de Carnaval.

As redes sociais que os entrevistados pretendem usar:

  • 51% o Instagram
  • 45% o Facebook
  • 29% o YouTube
  • 15% o TikTok
  • 8% o Kwai
  • 5% o Twitter
  • 1% o LinkedIn

Só 2% dos entrevistados afirmaram não usar nenhuma rede social e 41% disseram que manterão o uso habitual das redes sociais durante as festas.

Vai fazer o que no Carnaval?

Quando questionados sobre o que pretendem fazer nos dias de Carnaval:

  • 5% aproveitar os blocos de rua
  • 68% ficar em casa
  • 1% desfilarão em escola de samba
  • 1% vão para baile ou festa de Carnaval
  • 15% manterão a rotina de trabalho no feriado prolongado

Para os que optaram por viajar, 8% irão à praia; 5%, para o interior; e 1%, para uma viagem internacional.

Por fim, 6% das pessoas ainda não sabiam o que fariam no Carnaval.

“O Carnaval brasileiro é uma data tradicional, reconhecida mundialmente e, sendo este o primeiro após a pandemia, os brasileiros vão usar os dias de diferentes formas e há diversas oportunidades para o mercado. Para muitos, a opção é manter a rotina em casa e aproveitar os dias de folga para fazer atividades que gostam ou se aventurar por novidades, mas há também quem não vai deixar de aproveitar e cair na folia ou na estrada”

Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou

Bloco do Unidos do Sofá

Dentre os 68% que optaram por ficar em casa, as atividades são diversas, mas destes, 20% não querem fazer nada. Por outro lado, há quem já tenha algumas opções, como 46% que vão assistir filmes e colocar os episódios das séries em dia, um hábito que se tornou mais frequente e fortalecido durante a pandemia.

36% vão aproveitar o momento para brincar com filhos/pets; 25% vão usar os dias para fazer aquela faxina; 22% vão dormir muito. Também foram citados: ler um livro (11%); assistir aos desfiles pela TV (10%); se arriscar a cozinhar novos pratos (7%); estudar ou fazer algum curso online (7%); fazer pequenas reformas na casa e jogar (4%, cada).

E se o streaming vai substituir o samba no pé, quem está com tudo é a Netflix. A plataforma é a queridinha de 52% dos brasileiros que vão ficar em casa. Na sequência, formam o TOP 5 o Youtube (25%); HBO Max (15%); Prime (12%) e a Globo Play (11%).

Metodologia

Foram 1824 respostas válidas, sendo a faixa etária formada por 26% com idades entre 36 e 45 anos; 26% de 46 a 55 anos; 24% de 26 a 35 anos; 18% 56 anos ou mais e 7%, até 25 anos. A pesquisa foi feita por meio de painel digital, entre 26 e 29 de novembro de 2022, e apresenta 2,3% de margem de erro.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More