Como resumir videos do YouTube usando o chatGPT

O benefício da extensão é economizar tempo e permitir um aprendizado mais rápido.

A extensão do Chrome “YouTube & Article Summary powered by ChatGPT” é uma ferramenta gratuita que promete melhorar a forma como consumimos conteúdo online. Já com mais de 500.000 usuários e uma classificação alta, esta extensão oferece uma maneira prática e eficiente de extrair resumos de vídeos do YouTube e artigos da web.

maxresdefault 1 1

Como funciona a extensão para resumir videos do YouTube

A extensão permite ao usuário gerar e acessar rapidamente um resumo dos vídeos do YouTube e dos artigos da web que estão consumindo. O principal objetivo da extensão é economizar tempo e permitir um aprendizado mais rápido. Pode parecer uma bobagem, mas em alguns processos de pesquisa, muitas vezes surgem videos ou artigos super longos que acabam virando uma aposta, ou se ja, você precisa assistir ou ler um bom pedaço do conteúdo para conseguir avaliar se aquilo é de fato útil para a sua pesquisa. E muitas vezes nnao ém e você acaba perdendo um tempo precioso. Com essa extensão é possível navegar pelos vídeos no YouTube, acessando o resumo do vídeo clicando nos botões de resumo no thumbnail do vídeo.

Um exemplo

Esse video do Yuval Noah Harari, que tem 41 minutos de duração. Será que ele menciona algo que pode ser relevante para a minha pesquisa? Eu simplesmente cliquei no ícone apontado pela seta e… pronto. 

aaa73bd0ea9b4ac2ebed85a5846d6032

Com um clique a extensão disparou o chatGPT sozinha, que por sua vez copiou a transcrição completa e na sequência a resumiu em 5 bullet points, em inglês. Eu joguei no DeepL que traduziu para o português assim (não precisa ler tudo, é só pra você ter uma ideia de como funciona a coisa):

  • Yuval Noah Harari discutiu o potencial transformador da IA no Fórum Frontiers, observando que a IA poderia ajudar a superar a crise ecológica ou exacerbá-la. A integração de agentes inorgânicos ao sistema ecológico também é vista como um desenvolvimento notável.
  • Harari descartou a necessidade de a IA alcançar a sensibilidade ou o movimento físico para que represente uma ameaça à humanidade. Em vez disso, ele destacou o risco representado pelas ferramentas de IA que podem manipular e gerar linguagem, que ele descreveu como o “sistema operacional” da civilização. Essa capacidade permite que a IA influencie potencialmente todos os aspectos da sociedade, de bancos a templos.
  • O palestrante advertiu contra as habilidades emergentes das ferramentas de IA para formar relacionamentos profundos e íntimos com os seres humanos, afirmando que isso poderia levar à manipulação da opinião pública e das percepções em uma escala sem precedentes.
  • Harari alertou que o avanço da IA poderia significar o fim da parte da história dominada pelos humanos, já que a IA começa a criar novas ideias e culturas e a manipular as percepções humanas da realidade.
  • Harari concluiu seu discurso defendendo a regulamentação imediata da IA para evitar consequências potencialmente prejudiciais. Ele traçou paralelos com as verificações de segurança nos setores farmacêutico e de biotecnologia, argumentando que o lançamento de ferramentas revolucionárias de IA deve ser restrito até que sua segurança seja comprovada.

E se usar o atalho de teclado (CONTROL + X + X) fica mais instantâneo ainda. Sensacional.

Atualizações e melhorias

Desde o lançamento, a extensão passou por várias atualizações para melhorar a experiência do usuário. Algumas das melhorias notáveis incluem:

  • a adição de uma função de resumo de artigos da web
  • a introdução de um atalho de teclado
  • várias correções de bugs
  • opção de selecionar diferentes modelos do ChatGPT (3.5 ou 4)
  • uma estratégia de prompt para vídeos mais longos

Outras atualizações importantes incluem a adição de configurações de idioma e a atualização do formato do prompt para melhor desempenho. A extensão também introduziu opções de configuração do usuário para temas e botões de resumo rápido em outros sites. Além disso, foram implementadas soluções para o problema “o texto é muito longo” no ChatGPT e adicionado um iniciador automático de resumo.

Informações adicionais

A versão mais recente da extensão, 1.0.14, foi atualizada em 5 de maio de 2023 e tem um tamanho de 80.59KiB. A extensão é oferecida em inglês (Estados Unidos) e é desenvolvida pela empresa glasp.co, sediada em San Francisco, Califórnia.

A extensão do Chrome “YouTube & Article Summary powered by ChatGPT” é uma ferramenta poderosa para aqueles que consomem uma grande quantidade de conteúdo de vídeo e artigos online. Com suas atualizações constantes e compromisso com a melhoria da experiência do usuário, é uma extensão que vale a pena explorar para aqueles que desejam economizar tempo e aumentar a eficiência do aprendizado.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More