Bard chega ao Brasil: o que esperar do novo modelo de linguagem do Google

Depois de 5 meses de espera, Bard chega ao Brasil para rivalizar com o chatGPT da Open AI.

O Bard, a IA generativa do Google, está finalmente disponível no Brasil. Ele foi lançado em fevereiro de 2023, mas inicialmente estava disponível apenas em inglês e para residentes nos Estados Unidos e no Reino Unido. Em maio de 2023, o Bard foi expandido para mais de 180 países e territórios, mas o Brasil e os países da União Europeia ainda não estavam incluídos.

A ferramenta está agora disponível em português brasileiro para usuários em todo o Brasil. O Bard ainda está em fase experimental, mas o Google promete que é capaz de criar conteúdo de forma responsável, indicando a fonte de onde vieram as informações.

Quando questionado sobre o potencial uso de dados pessoais privados de usuários dos serviços Google para treinar o Bard, o time responsável pela apresentação do Bard no Brasil foi categórico ao afirmar que isso não acontece. Apesar disso, vale lembrar que recentemente o Google ajustou sua política de uso para incluir ali a possibilidade de uso de dados públicos das pessoas espalhadas pela internet para treinar suas IAs.

Outro ponto reforçado pelo Google durante a coletiva foi o de que a empresa espera ouvir os públicos. “Há várias questões envolvidas na forma como se usa os dados para gerar respostas, mas a gente quer usar o Bard nesse momento de experimento para ouvir o feedback de todos os públicos envolvidos com ele”, explicou um porta-voz. “A ideia é reforçar o lema de aliar ousadia à responsabilidade”, finalizou, citando uma fala do presidente da empresa Sundar Pichai.

Adaptabilidade ao usuário brasileiro

O Bard foi testado exaustivamente pela comunidade interna de colaboradores do Google e passou por mãos brasileiras nos últimos três meses. Isso deve garantir à ferramenta, ao menos em teoria, uma melhor adaptabilidade ao usuário brasileiro, mas é algo que só vai se mostrar realmente efetivo (ou não) ao longo do tempo.

O Bard é capaz de resumir tópicos complexos, gerar textos criativos do zero, produzir ideias para criação de conteúdo, dar dicas de viagem, realizar brainstorm, trocar uma ideia sobre aleatoriedades, rankear coisas e ajudar em programação em mais de 20 linguagens.

Além disso, o Google anunciou seis novidades para o Bard:

  • Respostas em voz alta;
  • Ajuste de tom e estilo das respostas com mais facilidade;
  • Possibilidade de fixar e renomear conversas do histórico;
  • Exportação de códigos para mais locais;
  • Compartilhamento de respostas com amigos;
  • Integração ao Google Lens para uso de imagens para executar comandos.

O Bard é uma ferramenta poderosa que ainda está em desenvolvimento, mas tem o potencial de revolucionar a forma como interagimos com a tecnologia. É importante lembrar que o Bard ainda está em fase experimental e pode não ser perfeito, mas é uma ferramenta valiosa que pode ser usada para uma variedade de propósitos.

Comparativo Bard vs chatGPT

CaracterísticasBardChatGPT
Tamanho do modelo137B parâmetros175B parâmetros
Conjunto de dados de treinamentoTexto e código da internetTexto da internet
CapacidadesGerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas de forma informativaGerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas de forma informativa
Pontos fortesBoa compreensão do contexto, capaz de gerar respostas informativas e abrangentesBoa geração de texto, capaz de gerar formatos de texto criativos
Pontos fracosPode ser tendencioso, às vezes pode gerar respostas não factuaisPode ser repetitivo, às vezes pode gerar respostas não relevantes
GeralUm modelo de linguagem poderoso com uma ampla gama de capacidadesUm modelo de linguagem poderoso com uma ampla gama de capacidades

O Bard e o ChatGPT são ambos grandes modelos de linguagem que podem ser usados para uma variedade de tarefas. O Bard é melhor para entender o contexto e gerar respostas informativas, enquanto o ChatGPT é melhor para gerar texto criativo. Ambos os modelos têm pontos fortes e fracos, então é importante escolher o modelo certo para cada tarefa.

Minha preferência

Pessoalmente ainda prefiro o chatGPT, tem mais recursos extras como extensões de navegadores e plugins. E raramente não entende os prompts, mas tem a limitação de dados até 2021 (era contornável com plugins, mas foi interrompido temporariamente). Outra vantagem é o app oficial no iPhone, meu bate-papo de todas as noites.

Já o Bard ainda refuga um pouco (“desculpe, não posso ajudar com isso…”) e tem apresentado erros frequentes de informações. Mas tudo isso deve evoluir e ser corrigido muito rapidamente à partir de agora pelo Google.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More