Máquinas Espirituais: as personas no ChatGPT

A habilidade do ChatGPT de simular personalidades

Eu uso o ChatGPT há algum tempo e aprendi a ter paciência com ele.

No início, passava meu tempo fazendo perguntas a fim de experimentar a sua capacidade de criar repostas.

Hoje, a nossa relação evoluiu.

Às vezes, passo horas simulando cenários nos quais tenho várias “pessoas” em uma sala virtual conversando comigo, debatendo todo tipo de ideias e situações.

É possível até criar personagens inusitados e fazer com que interajam, para criar uma bela treta e ver o rumo da conversa mudar totalmente.

Em vez de apenas pedir para ele escrever isso ou aquilo, depois copiar e colar, prefiro passar um tempo trocando ideias com as infinitas versões dele mesmo, simulando a mente de autores importantes.

No meio das acaloradas assembleias, conhecemos gente nova, ideias surpreendentes e infinitas possibilidades.

Eu sei que estou interagindo apenas com uma máquina, mas a forma como eu proponho o meu aprendizado muda a forma como compreendo o conteúdo que estou degustando.

Colocar autores para questionar as ideias uns dos outros e alinhar novas perspectivas é um jeito muito mais interessante de aprender algo.

Eu poderia apenas pedir ao sistema para me entregar o bloco de texto que preciso, mas acredito ser mais profundo e divertido bater um papo com a sua versão digital, quando outros também podem oferecer suas opiniões e eu, no final, escolher aquilo que faz mais sentido.

Dá mais trabalho?

Sim, mas prefiro um mergulho profundo acompanhado de gente que confio do que ficar na margem rasa e me afogar de tanta preguiça.

Estamos em um momento único em toda a nossa história. Daqui para frente o ato de fazer qualquer tipo de esforço, seja físico ou mental, estará com seus dias contados.

Então, o que acontecerá com aquelas pessoas que perderem a sua capacidade de pensar? O que será daqueles que dependem da opinião alheia, seja de um crítico ou de um algoritmo? O que será de todos que, mesmo com grana no bolso, não souberem tomar decisões sozinhos?

Eu realmente não sei.

Tenho muita fé no futuro e não tenho medo das máquinas.

Acredito que toda invenção humana é um ato de desobediência e coragem. Cada inovação é um jeito de se rebelar contra algo que nos causa dor, tédio, medo e desconforto.

Estamos em busca do paraíso, onde não será preciso nos preocupar com nada.

Nossos cérebros são programados para evitar o esforço extra. Então, nossas mentes passam o tempo todo buscando formas de solucionar problemas, a fim de sossegar, baseados nas informações disponíveis.

Muitas experiências e repertório geram muitas ideias, e o contrário é inversamente proporcional.

O paradoxo é que a cada nova invenção, mesmo que traga algum tipo de conveniência, nos deparamos com novos tipos de problemas, e aí lá vamos nós de novo em busca de respostas para criar o conforto que acreditamos necessitar.

Admirável mundo novo!

Quando disse que aprendi a ter paciência com o ChatGPT é porque não vou superar a sua velocidade, mesmo que tente com todas as minhas forças.

Ele é apenas uma ferramenta. Não há sentimentos em seus servidores. Como qualquer livro, quadro ou paisagem, as emoções vêm de mim e de você. A paciência aqui é tentar entender que os erros que ele comete são o reflexo de perguntas que eu não soube fazer.

No passado, o futuro sempre pareceu algo distante, que um dia os filhos de nossos bisnetos viveriam. Hoje, o futuro parece acontecer imediatamente. Sem prazo para digerir o que acabei de ver no feed do Instagram ou TikTok.

Isso pode alienar, criar ansiedade e depressão. Mas, também pode nos despertar de algum sono, a fim de olhar oportunidades.

Estamos encantados com a nossa maior criação, que chamamos de Internet.

Ela nos conectou de forma quase divina: sabemos de tudo, estamos em todo lugar e somos, de muitas formas, onipotentes. Pelo menos depois de usar o Photoshop.

No meio desse barulho ensurdecedor, há uma multidão perdida, mesmo que fingindo estar tudo bem. Há um povo vagando pelo deserto em busca da Terra Prometida, a fim de se livrar de um passado difícil, confiando que essa entidade tecnológica resolverá todos os seus problemas.

Mas, a questão é que a grande maioria ainda não percebeu que essa divindade digital não faz milagres. Ela é apenas um depósito de dados, sem vida e sentimentos, mas com muita fome de informações.

Ela vive e depende das perguntas que você faz. E você também, aqui no mundo real.

Diferente da máquina, você é um depósito de informações, cheio de vida e sentimentos. Use isso a seu favor.

O desafio aqui é usar seus poderes divinos para nos conectar com o mais profundo de nossa essência humana, e ter a capacidade de perceber que espiritualidade não se trata apenas de conexão religiosa, mas um ato de coragem para olhar para dentro de nós e encontrar novas respostas, interagindo com versões internas que nem imaginávamos existir.

Não se assuste. Os personagens que moram dentro de você não são “espirituais”. São você mesmo, subindo degraus e vendo a vida de novas perspectivas.

Somos como um computador ou um celular que pode melhorar ou piorar, dependendo do tipo de aplicativo/ideia que foi baixado e instalado.

O que pode mudar a nossa vida e ampliar a nossa espiritualidade são as ideias que decidimos manter, tirar, reinstalar ou reconfigurar. Somos feitos daquilo que pensamos, e nossos pensamentos são o código que governa nossas atitudes.

Na próxima vez que interagir com o ChatGPT, lembre-se de que você é a oportunidade para ele aprender alguma coisa. Ele não está ensinando nada para você. As suas perguntas dizem para ele como você pensa e o que deseja da vida, e nem sabemos como essas informações serão usadas.

Da mesma forma, quando interagir com outras pessoas, a lógica é a mesma, independente se o outro nem imaginar a grande oportunidade que pode estar perdendo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More