Escritório de Design x Agência de Publicidade: quais as diferenças?

Apesar de atuarem juntas para a comunicação das marcas, áreas e profissionais contam com funções diferentes

É comum pensarmos que design e publicidade são a mesma coisa e compartilham a mesma função, mas engana-se quem pensa desta forma. Apesar de colaborarem juntas quando o assunto é posicionamento e comunicação das marcas no mercado, as duas áreas são distintas e assumem papéis complementares nesta relação. Entre os fatores responsáveis por essa confusão estão a falta de conhecimento acerca da função exata de um designer e a forte presença desses profissionais nas milhares de agências de publicidade espalhadas pelo país.

Como forma de auxiliar na diferenciação dessas áreas, Vanessa Queiroz – sócia-fundadora do Colletivo Design – um dos principais escritórios de publicidade do Brasil – elenca abaixo os principais pontos que distinguem as funções:

Mercado de trabalho

Devido à demanda mercadológica das marcas por trabalhos de comunicação, aliada à quantidade de agências serem muito superiores à quantidade de escritórios de design, consequentemente, as agências dispõem de mais verba. Assim, a oferta das vagas neste ambiente é maior. Logo, publicitários e designers encontram mais oportunidades de emprego nas agências.

Função 

Em agências, os designers são diretores de arte ou são do departamento de criação e, muitas vezes, trabalham em duplas com redatores, sendo os responsáveis pelo projeto. Já no escritório de design, os profissionais têm mais protagonismo, pois a função deles é totalmente direcionada a projetos com mais profundidade de execução e entrega, em que são necessários produção de pesquisas e escolha de metodologias específicas para a realização do trabalho.

Tipos de Contratos

As agências de publicidade costumam trabalhar por fees – contrato em que a agência define a taxa fixa que o cliente deve pagar mensalmente pelo tempo de trabalho estabelecido no contrato. Geralmente, os contratos têm duração de seis a 12 meses.

Já os escritórios de design trabalham por jobs – projetos com datas pré-definidas para início e término – que entregam marcas, embalagens e esses trabalhos não são realizados por longos períodos e nem sempre com recorrência.

Trabalhos entregues

Agências entregam campanhas, peças publicitárias, mídia, ideias e comunicam serviços, produtos e até pessoas. Já os escritórios realizam gestão de marca (branding), identidade visual, criação de embalagens, sites, produtos digitais, UX e UI e materiais gráficos, dentre outros.

Modelo de trabalho

Atualmente, os dois negócios estão mais flexíveis neste ponto, disponibilizando vagas CLT e PJ, além de outros modelos de contratação focados no tempo em que o trabalho daquele profissional será requisitado. Com a pandemia houve também o crescimento do trabalho em rede e, segundo Vanessa, “esse período acarretou um ponto importante para qualquer acordo de trabalho: tudo depende da negociação do contrato que você faz com quem contrata. Isso é fundamental numa relação comercial, para que o profissional tenha segurança de onde está indo trabalhar e como será a remuneração”.

Relacionamento com o cliente

Nas agências, normalmente o cliente tem mais contato com as pessoas que o atendem e com os diretores de arte do projeto. Nos escritórios, esse contato se concentra nos designers, que estão a par de toda a metodologia do trabalho. “Inclusive é super importante que esse profissional seja eloquente e saiba apresentar para o cliente resoluções, às vezes complexas, de maneira didática”, conta Vanessa.

Resumindo, o designer tem a função de criar os projetos, sejam eles quais forem, a partir de pesquisas aprofundadas e processos metodológicos próprios da área, enquanto que os publicitários têm a função de divulgar, comunicar ao mundo esse projeto, por meio de seus processos próprios.


Se você é um entusiasta do Design Gráfico, não deixe de passar na nossa lojinha, temos itens feitos só pra você.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More