A importância do propósito: apenas 34% das pessoas confiam nas marcas que usam

Marcas podem desempenhar um papel importante na superação da atual crise de significado

No mundo complexo de hoje, encontramo-nos numa encruzilhada, enfrentando o que muitos chamam de “crise de sentido”. É um momento de incerteza, mudanças rápidas e preocupações crescentes sobre o nosso sentido de propósito individual e coletivo. Embora estes desafios possam ser assustadores, eles também nos oferecem a oportunidade de crescer, evoluir e descobrir novos caminhos para o significado e a realização.

Captura de Tela 2023 11 06 as 07.54.15

A crise de significado está a ser causada por uma série de factores, incluindo o declínio das instituições tradicionais, a ascensão do individualismo e do consumismo, o ritmo crescente da mudança tecnológica e a crescente consciência dos problemas globais.

O mundo do Marketing e das marcas em particular também são afetados por esta crise. Um recente Barômetro de Confiança da Edelman descobriu que apenas 34% das pessoas confiam nas marcas que usam. Isso representa uma queda em relação aos 43% em 2021.

Outro estudo da IBM descobriu que empresas com alto nível de confiança superam seus pares em 2,5 vezes.

Existem vários fatores que contribuem para a crise de confiança. Um fator é a ascensão das mídias sociais, que tornou mais fácil para as pessoas compartilharem experiências negativas com as marcas. Outro factor é o número crescente de escândalos de marcas, como o escândalo das emissões da Volkswagen e o escândalo dos dados da Cambridge Analytica.

A crise de significado está a ter um impacto profundo na nossa sociedade e cultura. Isso está levando ao aumento das taxas de depressão, ansiedade e dependência. Está também a conduzir à polarização social e política, à medida que as pessoas ficam cada vez mais divididas quanto aos seus valores e crenças.

Captura de Tela 2023 11 06 as 07.55.29 1

Contudo, a crise de significado também está a criar novas oportunidades e possibilidades. Está a forçar-nos a questionar as nossas suposições sobre o mundo e a repensar as nossas prioridades. Também está levando a um interesse renovado pela espiritualidade, filosofia e outras formas de construção de significado.

A crise de sentido na filosofia de Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir foi uma filósofa existencialista francesa que escreveu extensivamente sobre o tema do significado da vida. Ela argumentou que o significado não é algo que nos é dado, mas sim algo que criamos através de nossas escolhas e ações.

Beauvoir acreditava que todos estamos condenados a ser livres, o que significa que somos responsáveis ​​pelas nossas próprias vidas e por encontrar o nosso próprio significado. Ela também acreditava que somos todos mortais, o que significa que o nosso tempo nesta terra é limitado e que devemos aproveitá-lo ao máximo.

A filosofia do significado de Beauvoir inclui as seguintes ideias-chave:

  • Somos todos livres e responsáveis ​​pelas nossas próprias escolhas.
  • Somos todos mortais e nosso tempo nesta terra é limitado.
  • Criamos nosso próprio significado por meio de nossas escolhas e ações.

Como superar a crise de significado

Para superar a crise de significado e criar futuros melhores, podemos aplicar a filosofia de significado de Beauvoir às nossas vidas.

Primeiro, devemos aceitar que somos responsáveis ​​por criar o nosso próprio significado na vida.

Isto não significa que tenhamos de fazer tudo sozinhos, mas significa que devemos ser intencionais nas escolhas que fazemos e na forma como vivemos as nossas vidas.

Em segundo lugar, devemos nos esforçar para viver de forma autêntica. Isso significa sermos fiéis a nós mesmos e aos nossos valores, mesmo quando for difícil.

Terceiro, devemos nos comprometer com a autocriação. Isso significa lutar constantemente para nos tornarmos as melhores versões de nós mesmos.

Aqui estão alguns exemplos específicos de como podemos criar significado em nossas vidas, inspirados em Simone de Beauvoir:

  • Encontre uma paixão e siga-a. Isso pode ser qualquer coisa, desde começar um negócio até ser voluntário em uma causa em que você acredita. Quando você está trabalhando em um projeto pelo qual é apaixonado, é mais provável que você se sinta realizado e motivado.
  • Construa relacionamentos fortes com outras pessoas. Passe tempo com pessoas que amam e apoiam você. Apoie os outros em troca. Cultive seus relacionamentos com familiares e amigos.
  • Retribua à sua comunidade. Doe seu tempo e talentos para ajudar os outros. Ajudar os outros pode lhe dar um senso de propósito e significado na vida.
  • Aprender coisas novas. Desafie-se intelectualmente e pessoalmente. Aprender coisas novas pode ajudá-lo a crescer como pessoa e a encontrar um novo significado na vida.
  • Pratique a atenção plena. Mindfulness é a prática de prestar atenção ao momento presente sem julgamento. A atenção plena pode ajudá-lo a apreciar a beleza do mundo ao seu redor e a encontrar significado nos momentos cotidianos da vida.

Num mundo que atravessa uma crise de significado, as marcas podem inspirar-se nas suas ideias, abraçando o seu papel como mentores na vida dos consumidores.

Assim como os indivíduos moldam o seu próprio significado através de escolhas e ações, as marcas podem criar uma narrativa significativa que transcenda meras transações.

Ao alinhar o seu propósito com os valores e aspirações mais profundos do seu público, as marcas oferecem orientação e apoio, tornando-se faróis de propósito num mundo incerto. Desta forma, a filosofia de Simone de Beauvoir encontra ressonância no potencial transformador das marcas, à medida que inspiram e capacitam os indivíduos para levarem vidas mais significativas.

As marcas podem desempenhar um papel importante na superação da atual crise de significado ao:

  1. Definindo o propósito da sua marca. O que a marca representa? Que impacto quer ter no mundo?
  2. Promover valores e mensagens positivas. As marcas podem usar as suas plataformas para promover valores e mensagens positivas que podem ajudar as pessoas a encontrar significado e propósito nas suas vidas.
  3. Apoiar causas e organizações que trabalham para tornar o mundo um lugar melhor
  4. Criando comunidade e conexão
  5. Construir a confiança dos consumidores sendo transparente e autêntico em suas comunicações e ações.
  6. Liderar pelo exemplo, criando uma cultura de local de trabalho positiva e significativa para seus funcionários. Isto significa investir no desenvolvimento dos colaboradores, proporcionando oportunidades para que façam a diferença e criando um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sintam valorizados e respeitados.
  7. Criar uma cultura de marca positiva e de apoio. Isto significa criar um local de trabalho onde os funcionários se sintam valorizados e respeitados e onde sejam incentivados a ser autênticos e a dedicar-se totalmente ao trabalho.

As marcas precisam se comprometer com um propósito de marca autêntico

Estudos recentes mostraram que marcas comprometidas com seu propósito têm maior probabilidade de sucesso porque:

  • São mais atraentes para os consumidores. Os consumidores procuram cada vez mais marcas que partilhem os seus valores e que estejam empenhadas em causar um impacto positivo no mundo. Um estudo de 2021 da Deloitte descobriu que 61% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de marcas que estão comprometidas com o seu impacto social e ambiental.
  • São mais propensos a atrair e reter os melhores talentos. É mais provável que os funcionários queiram trabalhar para marcas que tenham um propósito claro e significativo. Um estudo de 2022 da Glassdoor descobriu que 70% dos candidatos a emprego dizem que a missão e os valores de uma empresa são importantes para eles ao decidirem onde trabalhar.
  • São mais resilientes diante dos desafios. Marcas com um propósito forte são mais capazes de enfrentar tempos difíceis porque têm uma noção clara do que estão trabalhando. Um estudo de 2020 da McKinsey descobriu que as empresas com um propósito forte tinham maior probabilidade de superar os seus pares do setor durante a pandemia da COVID-19.

Em última análise, o sentido da vida cabe a cada indivíduo decidir, mas as marcas já influenciam os nossos valores e comportamento. Através do seu marketing e comunicação, as marcas podem influenciar a nossa compreensão do que é importante, desejável e bem-sucedido. Num momento de crise de significado, as marcas têm a oportunidade de desempenhar um papel positivo, promovendo valores como compaixão, coragem, criatividade e conexão.

As marcas podem usar a sua influência para nos inspirar a viver vidas mais significativas e gratificantes e a criar um mundo melhor para todos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More