“As Donas do Bar”: Jack Daniel’s lança projeto para intensificar a presença feminina no setor de bares

Criado em colaboração com a consultoria 65|10, as iniciativas têm como objetivo valorizar o bar como um espaço de poder e liberdade para as mulheres

Banner 728x90 1 1

Criado em colaboração com a consultoria 65|10, as iniciativas têm como objetivo valorizar o bar como um espaço de poder e liberdade para as mulheres

O universo do whiskey, por longa data, foi predominantemente associado ao público masculino, uma espécie de tradição que se manteve firme através dos anos. No entanto, como toda boa história, há sempre espaço para reviravoltas e transformações. E, nesse cenário, a renomada marca Jack Daniel’s, pertencente à gigante multinacional Brown-Forman, decidiu ser a protagonista de uma nova abordagem, onde mulheres e whiskey não apenas coexistem, mas celebram uma ao outro. A marca, visando reforçar essa harmoniosa relação e quebrar estereótipos antiquados, lançou um projeto audacioso e inspirador denominado ‘As Donas do Bar’. A iniciativa foi liderada por mulheres dentro da própria BF. A empresa buscou a 65|10 para acrescentar a esta perspectiva feminina, todo o expertise em projetos que contribuem com o negócio das marcas e com discussões relevantes para a sociedade por meio de temas relacionados à igualdade de gênero.

“Para Jack Daniel’s é importante implementar ações que ampliem e legitimem os espaços ocupados pelas mulheres no universo do bar e do whiskey. Jack Daniel’s é sobre ser autêntico e independente. E nada mais legítimo do que incentivar mulheres que lutam para criar os seus próprios rótulos. Seja atrás do balcão, como empreendedora na área de bares, ou em qualquer área”

Lucia Abreu, Gerente de Comunicação Integrada da Brown-Forman no Brasil, Paraguai, Uruguai, Caribe e América Central.   

E Esse Ano A Conversa De Jack É Sobre Rótulos

A essência desse projeto está justamente na mudança do posicionamento tradicional e proporcionar ao bar um novo significado: um lugar de poder e liberdade para as mulheres. A iniciativa não apenas visa empoderar as mulheres empreendedoras que estão à frente dos bares, mas também encoraja as consumidoras a desfrutar de seu whiskey preferido sem o peso dos estigmas sociais. Jack Daniel’s acredita que o sabor e a experiência proporcionados pelo whiskey podem ser apreciados por todos, independentemente do gênero. E é com essa visão inclusiva que a marca espera apresentar as mulheres que estão nesse mercado, além de criar um ambiente acolhedor e inspirador para as mulheres. 

“Esse projeto mostra que muitas mulheres são consumidoras de whiskey e nos dá a oportunidade de estreitar o relacionamento de Jack Daniel’s com elas. O nosso propósito é encorajar as pessoas a fazerem suas próprias escolhas e as iniciativas têm o objetivo de apoiar as mulheres que se desconectam de rótulos impostos a seguir escrevendo suas próprias histórias” 

Mariana Visconde, Gerente da Marca Jack Daniel’s no Brasil. 

“As Donas do Bar” é um projeto que se desdobra em duas iniciativas estratégicas, cada uma com seu próprio conjunto de objetivos e metas.

Guia “As Donas do Bar” 

A primeira parte é o Guia ‘As Donas do Bar’, uma espécie de catálogo que destaca alguns dos melhores bares na capital paulista, todos comandados por mulheres destemidas. Estas mulheres, além de serem empreendedoras bem-sucedidas, carregam consigo histórias de resiliência e luta contra os estereótipos sociais que muitas vezes permeiam a indústria de bares. O guia é uma celebração de sua tenacidade e um convite para a sociedade reconhecer e apoiar o talento feminino no setor.

Segundo a ABRASEL, as mulheres compõem 30,2% das sociedades em bares que têm ao menos 1 sócio, sendo a força de trabalho feminino composta por 92 mil trabalhadoras formais e 457 mil informais em bares no Brasil. Dessa forma, o guia ‘As Donas do Bar’ foi escolhido para ser o ponto de partida da Jack Daniel’s.

Para realizar essa seleção, a jornalista Liv Brandão abriu uma chamada pública em suas redes para levantar bares potenciais. Após visita às casas e apuração das histórias, dez estabelecimentos foram selecionados para a primeira edição: Boato, Cambará, DAS, Drosophyla, Gato Rojo, Tiquim, Miquelina, Ó do Borogodó, Samambaia e Vila Sá Barbosa. O projeto contou também com a produção de uma equipe 100% feminina: os registros foram capturados pela fotógrafa Karla Brights, e a produção ficou por conta da Franja, liderada por Melina Harden. 

A primeira edição do guia começa a ser compartilhado no Instagram da Jack Daniel’s (@jackdanielsbrasil) no mês de novembro.

Encontro “As Donas Do Bar”

A segunda iniciativa é o Encontro ‘As Donas do Bar’, uma versão moderna e feminina dos tradicionais Clubes do Whiskey, que têm como objetivo criar um espaço seguro e acolhedor para discussões significativas, onde as convidadas especiais podem compartilhar suas experiências e perspectivas sobre temas ligados a marca Jack Daniel’s, como música, gastronomia e esportes, todos sob a lente do recorte social feminino. 

A Consultoria 65|10

A parceria com a consultoria 65|10 não foi uma escolha aleatória, mas um passo bem calculado por parte da Jack Daniel’s para garantir que a mensagem de inclusão e empoderamento feminino fosse comunicada de maneira autêntica e ressonante. A consultoria 65|10, com sua vasta experiência em promover a diversidade na comunicação, foi o complemento perfeito para a visão progressista da Jack Daniel’s. Juntas, essas entidades se dedicaram a desenvolver uma estratégia robusta que não apenas desafia as normas sociais, mas também celebra a força e a determinação das mulheres no setor de bares. A colaboração entre a Jack Daniel’s e a 65|10 ilustra um exemplo magnífico de como as marcas podem trabalhar de maneira sinérgica para promover mudanças sociais positivas.

“Estudando o comportamento das mulheres, vemos uma tendência à exaustão: vivemos em uma jornada contínua de trabalho e há poucos momentos de relaxamento. O bar é um desses momentos e, de acordo com a nossa pesquisa junto às consumidoras de whiskey, é onde as mulheres se sentem livres e poderosas. Porém é também um lugar no qual, seja na frente ou atrás do balcão, somos rotuladas. Nós queremos rever esses rótulos. Lugar de mulher é no bar, sim, e onde mais ela quiser.” 

Thaís Fabris, criadora da consultoria 65|10. 

O sucesso do projeto tem sido marcante. A aceitação e o apoio demonstrados pelo público, além da boa receptividade nas redes sociais e a enxurrada de comentários positivos reforçam a ideia de que as narrativas inclusivas são não apenas necessárias, mas também celebradas pela sociedade moderna. 

Casas Participantes Do Guia

Em sua primeira edição, o guia As Donas do Bar, de Jack Daniels, traz para os holofotes as mulheres por trás de alguns dos melhores balcões da cidade de São Paulo. Aqui você encontra opções desde o boteco com samba ao gastrobar mais chique, para aproveitar seu momento do seu jeito. Favorite, compartilhe e prestigie.
Obs.: cada casa desenvolveu um drink autoral com Jack Daniel’s – e teremos fotos que podemos usar de todos (+ receita e como fazer); 

CAMBARÁ

JD Giulia Simokomaki do Cambara Foto por Karla Brights 1
Giulia Simokomaki
dri4 1
foto: Tatiana Frisson

Aos 19 anos, a múltipla Giulia Simokomaki criou uma pasta de referências para o bar dos seus sonhos. Depois de muito andar pela vida, hoje, aos 33, ela comanda o Cambará. 

Ocupando um imóvel de 80 anos, com escada forrada por caquinhos e um vitrô, Giulia Simokomaki resgatou ingredientes e pratos antigos como a jurubeba que fica no balcão do bar e o cuscuz paulista à mostra na vitrine para compor o cardápio assinado por ela. A carta de drinks é inspirada pela mixologista Néli Pereira, do Espaço Zebra, e traz o ótimo Lady Oeste (Jack Daniel’s, licor de cassis, gelo de hibisco, água tônica e laranja).

VILA SÁ BARBOSA

JD Railidia Carvalho Vila Sa Barbosa
Railídia Carvalho
6.jpg Donas do Bar Jack Daniels.jpg updateordie
foto: Tatiana Frisson

Jornalista, cantora e ativista cultural, Railídia Carvalho tornou-se sócia de um bar para não deixar o samba morrer.

Localizado numa vila centenária na Luz, o boteco, fechado na pandemia, foi aberto com a entrada de Railídia Carvalho na sociedade. A casa, que abriga rodas de samba aos sábados (único dia que costuma funcionar, com couvert artístico de R$ 20), serve petiscos como bolinhos de arroz e porção de carne louca. Para beber? Jack Citrus.

BAR DAS

JD Nina Veloso e Raquel Braga do Das Foto por Karla Brights.webp JD Nina Veloso and Raquel Braga
Nina Veloso e Raquel Braga
7 1
foto: Tatiana Frisson

Da amizade entre Nina Veloso e Raquel Braga nasceu um bar seguro para todas as mulheres, de coquetelaria descomplicada na Santa Cecília.

O aconchegante speakeasy de iluminação vermelha e um pequeno balcão é um porto-seguro para mulheres e LGBTQIA+ no coração da Santa Cecília. Para beliscar, uma caprichada tábua de queijos brasileiros, como o canastra e meia cura. Para beber, Ginger Jack Lemonade (Jack Daniel’s, suco de limão, cointreau, ginger ale e limão desidratado).

MIQUELINA

JD Vanessa Noemi Rosa e Drica Cruz do Miquelina Foto por Karla Brights.webp JD Vanessa Noemi Rosa Drica Cruz Miquelina
Noemi Rosa, Drica Cruz e Vanessa Patrícia
8 from Update or Die
foto: Tatiana Frisson

Veterana da noite paulistana, Noemi Rosa se juntou às amigas Drica Cruz e Vanessa Patrícia para abrir o Miquelina, um pub com música como aqueles que sempre gostou de frequentar. 

O Miquelina se propõe a ser um pub para reunir pessoas em torno da música, uma das maiores paixões de Noemi Rosa, ex-Astronete, Alberta#3 e Ramona, que assumiu a empreitada junto com as sócias Drica Cruz e Vanessa Patrícia. No cardápio, a cozinha itinerante acompanha drinks bem executados, todos com nomes de mulheres. Caso do Drica, com Jack Daniel’s, Aperol, Cynar e angostura batidos, servidos com laranja.

BOATO

JD Carol Warzee do Boato Foto por Karla Brights.webp JD Carol Warzee Boato Karla Brights
Carol Warzée
2 1
foto: Tatiana Frisson

Ainda não é lá muito fácil achar donas de bares em São Paulo, mas Carol Warzée diminui a desigualdade comandando do seu jeito seis empreendimentos da capital paulista: Boato, Fortunato, Olívio e etc, todos no Itaim Bibi.

Não são apenas rumores: o Boato apresenta alta gastronomia e coquetelaria caprichada em um ambiente incrível no coração do Itaim. Seja para um date marcado ou para um flerte descontraído, o bar de janelas imensas é uma pedida perfeita. Para beber, vá de Sol no Tennessee: Jack Daniel’s, licor de banana, Falernum, suco de limão siciliano e suco de laranja fresco.

DROSOPHYLA

JD Lilian Varella Drosophyla
Lilian Varella
1 2
foto: Tatiana Frisson

Lilian Varella fez rifa em Belo Horizonte para abrir o primeiro Drosophyla. Depois de muitas versões na capital mineira, trouxe seu bar para a Bela Vista, em São Paulo, onde vive uma “montanha-russa” cercada por uma decoração deslumbrante e serve drinks impecáveis. 

O conceito por trás do bar, belissimamente decorado  – e que permeia o cardápio de comes e bebes – é baseado na tal Madame Lili Wong, personagem fictícia criada por Lilian que teria vindo de Shanghai nos anos 1920. Uma grande artista e poetisa, Madame Lili realizava saraus e bailes frequentados por todas as pessoas cool da época. Para beber, curta o Strawberry Jack (Jack Daniel’s, purê de morangos, xarope de mel com gengibre e limoncello).

SAMAMBAIA

JD Ligia Giovanini do Samambaia Bar Foto por Karla Brights.webp Ligia Giovanini Samambaia Bar
Lígia Giovanini
3 Donas do Bar
foto: Tatiana Frisson

De dona de escola a dona de bar: Lígia Giovanini sabe lidar muito bem com públicos de todas as idades. É ela que gere o Samambaia Bar e Lanches, charmoso botequinho no Tatuapé, em sociedade com os filhos.

Com uma ambientação charmosa, que te remete a bares de outros tempos, o Samambaia traz bons petiscos, boa música e ótimos drinks — caso do tradicional Old Fashioned. 

Ó DO BOROGODÓ

Stefania Gola by Karla Brights 1
Stefânia Gola
JD Drink Boulevardier Foto Tatiana Frison
foto: Tatiana Frisson

O sorriso de Stefânia Gola se abre, imenso, quando ela fala do seu Ó do Borogodó, casa de música dedicada ao samba e ao choro em Pinheiros, São Paulo. 

Reduto de samba e choro num casarão em Pinheiros, o Ó do Borogodó é para ouvir música, para dançar, para comer comidinhas simples, mas caprichadas, como o sanduíche de linguiça na ciabatta com rúcula e chimichurri e o tradicional Boulevardier, a base de Jack Daniel’s.

GATO ROJO

JD Julieta Benoit Gato Rojo
Julieta Benoit
5 1
foto: Tatiana Frisson

O que a fotografia e a arte têm a ver com um balcão de bar? A Julieta Benoit te explica em uma visita ao El Gato Rojo, que une beleza com sabores defumados de charcutaria e ótimos drinks.

Comidinhas deliciosas que vão além do óbvio e têm como base os embutidos artesanais e os defumados se misturam a releituras bem sacadas e bem executadas de drinks clássicos, caso do Lady Jennie (​​bacon da casa infusionado em Jack Daniel’s, com Carpano, angostura, finalizado com uma fatia de bacon crocante), releitura do clássico Manhattan. Tudo isso num ambiente que é um deleite para os olhos.

LADIN

JD Bianca Ladin Foto 1
Bianca Battesini
9
foto: Tatiana Frisson

Bianca Battesini fez de um tudo na gastronomia até achar um bar para chamar de seu. E encontrou outro. 

O Ladin, que funciona o dia todo, tem vitrine de comidas quentes e frias, que vão mudando de acordo com o período, desde o café da manhã. À noite, o cardápio varia entre acepipes clássicos de boteco, como minimilho com azeite e páprica ou pastéis e empadinhas mais arrumadinhos, como o de abóbora com gorgonzola e a de frango com pequi. Entre os drinks, prove CupuaJack (Jack Daniel’s, calda de cupuaçu, limão e manjericão).

Encontro O Balcão É Delas (Clube Do Whiskey

Este projeto experimental, inicialmente aberto apenas para convidadas selecionadas, busca expandir as referências culturais associadas ao empoderamento feminino e normalizar o apreço pelo whiskey entre as mulheres.

Os encontros acontecerão em bares meticulosamente escolhidos do Guia, e cada evento será conduzido por uma personalidade convidada, que irá incitar discussões pertinentes. Serão momentos destinados a apreciar Jack Daniel’s e engajar em diálogos culturais sobre mulheres valentes, inspiradoras e que quebram diariamente as etiquetas impostas pela sociedade. Os eventos terão suas transmissões realizadas posteriormente através das redes sociais da marca (@jackdanielsbrasil) e de colaboradores.

TEMAS DOS ENCONTROS

  • Rompendo rótulos na música
  • Rompendo rótulos na gastronomia
  • Rompendo rótulos no esporte

Finalmente, ‘As Donas do Bar’ não é apenas um projeto isolado, mas parte de um movimento maior que visa desconstruir estereótipos e promover a igualdade de gênero em todos os setores. O projeto da Jack Daniel’s, em colaboração com a 65|10, demonstra o poder de uma narrativa inclusiva e a importância de desafiar as convenções sociais tradicionais. Em um mundo que está constantemente evoluindo, iniciativas como essa são cruciais para garantir que todos tenham a oportunidade de prosperar e desfrutar das mesmas experiências, independentemente do gênero. E, enquanto saboreiam um copo de Jack Daniel’s, as mulheres agora podem celebrar não apenas o sabor rico do whiskey, mas também a conquista de um espaço que lhes pertence por direito.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More