Apple desiste de lançar carro elétrico após 10 anos de projeto

Depois de 10 anos, Apple cancela projeto do “Apple Car” e gera demissões.

Apple desiste de carro elétrico após 10 anos Depois de 10 anos investido nessa ideia, a Apple cancelou oficialmente seu projeto de carro elétrico. A mudança foi anunciada internamente pelos COO da Apple, Jeff Williams e Kevin Lynch, que lideravam o projeto Apple Car desde 2021 .

“Os executivos mais seniores da Apple finalizaram a decisão nas últimas semanas”, diz o relatório. O projeto atingiu um “ponto decisivo” dentro da Apple, com Tim Cook também enfrentando pressão dos acionistas para tomar uma decisão.

São (ou melhor, eram) mais de 2.000 pessoas trabalhando na equipe Apple Car – ou “Project Titan” como era conhecido internamente. Como parte da decisão de encerrar o projeto, alguns funcionários serão transferidos para a equipe de IA da Apple liderada por John Giannandrea.

Mas essa oferta não será estendida a todos que trabalham no projeto Apple Car. Alguns funcionários poderão “candidatar-se a empregos em outras equipes da Apple”, mas “haverá demissões”, diz Bloomberg . Não está explicitamente claro quantas demissões ocorrerão.

A Apple fez a divulgação internamente na terça-feira, surpreendendo os quase 2.000 funcionários que trabalham no projeto, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque o anúncio não era público. A decisão foi compartilhada pelo diretor de operações Jeff Williams e Kevin Lynch, vice-presidente responsável pelo esforço, segundo as pessoas. 

A Apple está trabalhando em algum tipo de carro elétrico desde 2014. O projeto diminuiu bastante ao longo dos anos. Mais recentemente, foi relatado que a Apple tinha como meta uma data de lançamento de 2028 para seu carro elétrico com um preço em torno de US$ 100.000. O objetivo inicial da empresa era lançar um carro totalmente autônomo, sem volantes ou pedais . Essas ambições foram drasticamente reduzidas nos últimos anos.

Em termos de liderança, o projeto Apple Car foi liderado por Doug Field. A Tesla originalmente contratou Field da  Apple em 2013  para ajudar a liderar a rampa de produção do Modelo 3. Field  voltou  à Apple em 2018 para ajudar a liderar o projeto Apple Car, antes de partir para a Ford em setembro de 2021. 

Elon Musk respondeu às notícias de hoje numa publicação no Twitter com um emoji de saudação. Musk prometeu que sua empresa entregaria um veículo sem volante até 2021, mas isso obviamente não se concretizou.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More