“Presuma que sou capaz”: jovem com Síndrome de Down desafia a baixa expectativa das pessoas e propõe inversão

CoorDown lança campanha ‘Assuma que eu posso’ no Dia Mundial da Síndrome de Down

No Dia Mundial da Síndrome de Down, 21 de março de 2024, a CoorDown – Coordenação Nacional de Associações de Pessoas com Síndrome de Down – lança a campanha de conscientização internacional “Presuma que sou capaz”.

O objetivo é desafiar todos a acabar com os preconceitos e apoiar o potencial concreto de cada pessoa com Síndrome de Down.

Estereótipos, preconceitos e expectativas baixas afetam fortemente todos os aspectos da vida das pessoas com deficiências intelectuais. Eles representam uma barreira muitas vezes intransponível que limita suas ambições e oportunidades na escola, no trabalho, no esporte, em suas comunidades, amizades e relacionamentos amorosos.

A Profecia que se Auto-realiza

Marta Sodano, uma italiana de 29 anos com Síndrome de Down, compartilhou durante a Conferência do Dia Mundial da Síndrome de Down na ONU, como o conceito de “profecia que se auto-realiza” afetou sua experiência escolar. Esse conceito sociológico e psicológico, descrito pela primeira vez em 1948 pelo sociólogo americano Robert K. Merton, mostra como as suposições e expectativas das pessoas afetam os eventos de tal forma que a profecia inicial se torna realidade.

É aquela história: cuidado com o que você imagina, porque seu cérebro acredita.

O comercial “Presuma que sou capaz”

Inspirado por essas ideias, o filme “Presuma que sou capaz” apresenta uma jovem com Síndrome de Down desafiando as baixas expectativas dos outros e propondo uma inversão de perspectiva. O filme convida o espectador e a sociedade a pensar fora da caixa e a usar a profecia que se auto-realiza de forma positiva.

A Importância da Crença e do Apoio

Se um professor acredita que seus alunos podem aprender e encontra as estratégias certas para ensinar, é provável que eles aprendam. Se um empregador ou colega de trabalho acredita que um colega com Síndrome de Down pode realizar uma tarefa que pode parecer complicada e cria o ambiente certo para o ensino e a aprendizagem, então talvez eles a dominem.

A Campanha Internacional

A campanha começou com a CoorDown na Itália, mas conta com a contribuição de várias associações internacionais que estão lançando o filme em todo o mundo. As experiências reais de pessoas com Síndrome de Down e suas famílias estão sendo compartilhadas nas redes sociais, desafiando estereótipos e preconceitos.

Madison Tevlin: Um Exemplo de Superação

Madison Tevlin, uma jovem de Toronto, Canadá, é um exemplo de alguém que desafia mal-entendidos, apresentando sua própria história como uma pessoa com paixões e objetivos, capaz de muito mais do que as pessoas esperam dela.

O Dia Mundial da Síndrome de Down

O Dia Mundial da Síndrome de Down é uma data de conscientização internacional, oficialmente declarada pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2022. O tema deste ano é “Acabar com os estereótipos!”.

Ficha Técnica

Agência: SMALL Diretores Criativos Executivos: Luca Pannese, Luca Lorenzini Diretor Criativo: Paolo Montanari Diretor Geral: Alberto Scorticati Gerente de Contas: Chiara Guadagnini EMPRESA DE PRODUÇÃO Empresa de Produção: Indiana Production S.p.A. Diretor: Rich Lee DP: Christopher Probst, ASC Produtor Executivo: Karim Bartoletti Produtor Sênior: Silvia Bergamaschi Produtor Assistente: Luca Bettinetti 1º AD: Andrew Coffing Editor: Luca Angeleri Música Original: Alessandro Cristofori e Diego Perugini para Stabbiolo Music Colorista: Danilo Vittori Pós Produção de Áudio: Bravagente Produtora Pós Sênior: Alga Pastorelli Pós Produção de Vídeo: 22 Dogs EMPRESA DE SERVIÇOS ESPANHA Empresa de Serviços: Vivi Film Produtor Executivo: Carlos Soms Coordenador de Produção: Nerea Soms Diretor de Arte: John Blud Estilista: Cris Urso

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More