“Só música é pouco.” Spotify testa cursos em vídeo (mas ainda não no Brasil)

O Spotify testa cursos de produção musical até Excel, para incentivar os usuários a investirem mais tempo e dinheiro na plataforma.

Em uma jogada ousada para expandir ainda mais sua influência no mundo digital, o Spotify testa cursos e avança na direção do território da educação online. Conhecido por ser a plataforma líder em streaming de música, podcasts e audiolivros, o Spotify agora quer dar uma Youtubada e incentivar seus mais de 600 milhões de usuários a gastarem mais tempo (e dinheiro) em sua plataforma.

Spotify testa cursos

Infelizmente, ou felizmente para quem não gostou da novidade, O Brasil ainda não oferece os cursos

O Início da Jornada Educativa do Spotify

Spotify testa cursos

A iniciativa começou com um lançamento piloto no Reino Unido, onde o Spotify está explorando a viabilidade de uma oferta de educação online no formato freemium. Em parceria com terceiros, como a BBC e a Skillshare, os usuários terão acesso a pelo menos duas lições gratuitas, com o custo total do curso variando entre £20 a £80, independentemente de serem usuários básicos ou premium.

Mohit Jitani, diretor de produtos para o negócio de educação baseado em Londres, compartilhou que a estratégia de precificação é parte do que está sendo testado antes de considerar uma expansão mais ampla. “Com este lançamento, estamos tentando entender primeiro a demanda”, disse ele. “Depois, otimizamos como podemos torná-lo mais atraente e excitante.”

Os cursos estão disponíveis tanto nas abas “Início” quanto “Buscar” do Spotify (sob “Cursos”), acessíveis pela web e também pelo aplicativo móvel do Spotify. Eles cobrem uma ampla gama de assuntos, desde produção musical até o uso do Excel, além de lições sobre como criar cursos online para transformar músicos e outros profissionais em “criadores de educação”.

Parceiros Iniciais e Conteúdo dos Cursos

Spotify testa cursos

Os primeiros parceiros para os Cursos são Skillshare (focado em criativos), PLAYvirtuoso (cursos da indústria musical), BBC Maestro (estilo Master Class) e Thinkific (para aqueles inspirados a transformar suas habilidades em aulas de aprendizagem online próprias).

O Spotify planeja curar quais cursos oferece, baseando-se no que as pessoas já estão ouvindo e buscando em sua plataforma.

“Aprenderemos muito sobre o que as pessoas estão realmente interessadas”, disse Jitani. “E então vamos encontrar… o melhor conteúdo.”

Por Que Educação? Por Que o Reino Unido?

Spotify testa cursos

A escolha pela educação e pelo Reino Unido reflete a estratégia do Spotify de continuar diversificando seus negócios, visando um caminho para uma rentabilidade mais consistente e margens mais fortes.

O Reino Unido é um mercado enorme para a empresa e já é um dos mais engajados do mundo.

Apesar de ser mais conhecido pelo streaming de música, o Spotify vê uma correlação próxima entre alguns dos podcasts mais populares na plataforma e o conteúdo educacional.

Cerca de metade dos assinantes do Spotify Premium já ouviu podcasts com temas de educação ou autoajuda.Este dado revela uma tendência crescente entre os usuários da plataforma em busca de conteúdo que não apenas entretenha, mas também enriqueça seus conhecimentos e habilidades pessoais. A variedade de podcasts disponíveis sobre temas educacionais e de autoajuda é vasta, abrangendo desde lições de idiomas até conselhos sobre saúde mental e desenvolvimento pessoal.

A facilidade de acesso a esses recursos, combinada com a possibilidade de ouvir enquanto se realiza outras atividades, torna os podcasts uma ferramenta valiosa para aqueles que desejam aprender e crescer de forma contínua. Além disso, a interação entre podcasters e ouvintes por meio de plataformas sociais e comentários permite uma troca de experiências e conhecimentos, enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizado. Com o avanço da tecnologia e o aumento do interesse por desenvolvimento pessoal, espera-se que a procura por podcasts educativos e de autoajuda continue a crescer, solidificando sua posição como um meio importante de disseminação de conhecimento e inspiração.

Ficha Técnica

  • Diretor de Produto para Educação: Mohit Jitani
  • Parceiros Iniciais: Skillshare, PLAYvirtuoso, BBC Maestro, Thinkific
  • Plataforma: Spotify (web e aplicativo móvel)
  • Áreas de Conteúdo: Produção musical, uso do Excel, criação de cursos online, entre outros.
Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More