Maria Ressa será homenageada com o Cannes LionHeart em 2024

Vencedora do Nobel da Paz em 2021 vem se destacando pela luta a favor da liberdade política e de expressão nas Filipinas

O Cannes Lions, principal festival de criatividade e publicidade do mundo, homenageará em 2024 a jornalista Maria Ressa com o LionHeart. O prêmio é concedido a pessoas que, muito além da propaganda, utilizam a força da comunicação para fazer a diferença ou promover mudanças significativas positivas no mundo.

Ressa é cofundadora e CEO da Rappler, principal site de notícias na luta pela liberdade de imprensa nas Filipinas. Nesse processo, a profissional passou a enfrentar uma série de ameaças, prisões e assédio político em seu país, tendo que pagar fiança por 10 vezes para permanecer livre e atuar escondida. Por seu trabalho, ela recebeu uma série de homenagens e premiações, com destaque para  o Prêmio Nobel da Paz em 2021.

“Estamos muito felizes em homenagear Maria Ressa com um prêmio tão importante. Esse reconhecimento reforça sua dedicação incansável à proteção da liberdade de expressão, por meio de sua notável liderança no Rappler para combater a disseminação de informações errôneas. O LionHeart é concedido àqueles que estão fazendo uma diferença genuína no mundo, e Maria tem sido fundamental na redefinição do jornalismo investigativo. Sua criatividade e seu trabalho são uma inspiração para todos nós, e estamos ansiosos para homenageá-la em junho”, destacou Simon Cook, CEO do Cannes Lions, em comunicado.

“Estamos sobre os escombros do mundo que existiu: onde a tecnologia, a violência e a guerra desafiam nossa humanidade. O Cannes LionHeart nos lembra que a imaginação e a criatividade, despertando a empatia, são cruciais para nos ajudar a superar esses tempos sombrios; que o poder e o dinheiro não são suficientes; e que a inspiração acende o bem em cada um de nós. Obrigado por reconhecer o trabalho do Rappler, onde continuamos a lutar contra as adversidades para ajudar a criar o mundo que queremos”, celebra Maria Ressa.

A jornalista, autora do livro “How to stand up to a dictator” (“Como enfrentar um ditador”) lançado em novembro de 2022, subirá ao palco Debussy no último dia do Cannes Lions para fazer seu discurso principal e receber o troféu do Cannes LionsHeart. O festival acontece de 17 a 21 de junho, na Riviera Francesa.

Entre outros nomes já merecedores da mesma homenagem estão a ativista Malala Yousafzai, o cantor Bono Vox, o político Al Gore e Yvon Chouinard, fundador da marca Patagonia.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More