Consegue ver diferença? TinyPNG, um compressor de imagens para deixar sua vida online bem mais leve

Screen Shot 2019 11 02 at 55739 AM

O TinyPNG é um compressor de imagens. Você entra no site, arrasta uma imagem (pode ser em formato .png ou ,jpg) e deixa o resto com o Panda. Alguns segundos depois, sua imagem vai estar de 40% a 70% menor, sem que você perceba qualquer diferença entre a original e a nova.

Comparando pesos e Resolução

Separei algumas images para fazer uma comparação entre o tamanho original e final do arquivo, bem como diferenças na resolução. Usei 3 tipos de fotos: retratos, com letreiros e super coloridas.

01. Retratos

Retratos são ótimos para testes por causa da mistura de coisas bem detalhadas e focadas como cabelos e cílios e coisas fora de foco como fundos. Retratos ajudam a comparar diversas áreas da imagem, em diferentes profundidades de campo.

Esse retrato foi reduzido usando apenas o arraste&solte no site do Tiny PNG e resultou em uma diferença de 48% no tamanho do arquivo, sem mudança visual perceptível

Screen Shot 2019 11 02 at 43304 AM 1

02. Imagem com detalhes (tipografia)

Mesmo imagens com elementos com formas bem claras e definidas, como fotos com letreiros, se mantêm praticamente identicas.

Desta vez usei o próprio WordPress para comprovar os tamanhos dos arquivos:

Screen Shot 2019 11 02 at 44856 AM

03. Cores

Outro critério que vale sempre ficar de olho é a variação e fidelidade de cores depois da compressão.

Screen Shot 2019 11 02 at 43304 AM 2
Novamente, praticamente metade do tamanho

E qual a vantagem disso tudo?

Bom, se você tem um site, ou uma biblioteca de imagens ou simplesmente envia fotos online, isso pode fazer TODA a diferença. Imagens e videos – costumam ser as coisas que mais pesam dentro de um servidor e consomem a maior parte da banda que você paga para o seu servidor.

Do ponto de vista do tempo de carregamento das suas páginas, é a diferença entre existir ou não para o resto do mundo. Seus leitores não vão esperar mais do 2 segundos para sua home carregar. E o Google nem vai levar você em consideração se for este o caso.

O Tiny PNG também está disponível em diferentes versões

Em Sites (WordPress /Magento Plugin)

Eu sei que o Tiny PNG é o melhor porque é a ferramenta que uso para manobrar esse transatlântico chamado Update or Die, que tem mais de 34.000 posts e mais de 200.000 imagens no bagageiro.

E foi por isso que acabei instalando o plugin “Compress JPEG & PNG Images” by TinyPNG na nossa plataforma WordPress

Screen Shot 2019 11 02 at 52242 AM
Plugin para WordPress

Testei algumas alternativas, mas o Tiny PNG foi o que se saiu melhor, tanto na redução de tamanho dos arquivos quanto na proximidade de resolução entre o original e o comprimido, sem diferença perceptível.

Screen Shot 2019 11 02 at 5.20.15 AM
compressão automática

No nosso caso instalamos um plugin, que faz o processo automaticamente cada vez que algum autor sobe uma imagem no post. Outra vantagem do plugin é que também é possível configurar um tamanho máximo para as imagens (largura e altura) e o Tiny PNG redimensiona automaticamente, impedindo assim que alguém publique uma imagem gigante, como já aconteceu algumas vezes

Direto no Photoshop

Outra forma de usar o TinyPNG, bastante prática, é como filtro de Photoshop. Dessa forma você já salva a imagem que trabalhou, otimizada. E tem tanto para Mac como para Windows por US$65. As imagens são convertidas para sRGB, para conseguir o máximo de compatibilidade.

Conclusão

Apesar do volume de texto e de imagens aqui no post, o que importa mesmo é o que TinyPNG é extremamente fácil de usar e funciona perfeitamente no dia-a-dia das pessoas comuns, que querem apenas otimizar suas imagens de uma maneira prática e rápida, sem precisar de conhecimentos técnicos. Com exceção do plugin do Photoshop, as outras ferramentas são totalmente gratuitas e garanto, por experiência própria, que assim que você começar a usá-las, vai virar parte do seu fluxo de trabalho.

O suporte deles também é ótimo, entrei em contato primeiro como usuário e depois acabamos estabelecendo uma parceria de otimização para o Update or Die – e a relação não poderia ser melhor: super fácil e rápida.

Para saber mais sobre o TinyPNG você pode acessar o site oficial deles aqui (é o mesmo em que você reduz suas imagens).

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More