O comercial de Super Bowl da APPLE de 1984

Em 1984, a Apple produziu um comercial para o computador pessoal Macintosh, que só teve uma única exibição televisionado em todo o país, durante o terceiro tempo do Super Bowl XVIII. Ridley Scott – que em 1984 já havia feito os clássicos filmes de ficção científica “Alien” e “Blade Runner” – dirigiu o spot para a TV. O anúncio é amplamente considerado um dos melhores e mais influentes já feitos para a televisão e, desde então, foi adicionado ao Hall da Fama do Prêmio Clio (reconhecendo a grandeza da publicidade). Em 1995, a Advertising Age classificou-a entre as 50 melhores spots de TV de todos os tempos.

O comercial se baseia no romance clássico de George Orwell “1984”, representando um mundo cinza, distópico e industrializado de trabalhadores em marcha, forçados a verem um personagem do tipo “Big Brother” (interpretado por David Graham) em telões, enquanto cercado por guardas em equipamento anti-motim. A cena é interrompida por um corredor (atleta inglesa e modelo Anya Major) em um uniforme esportivo colorido, que lança um martelo no monitor principal do Big Brother, quebrando-o.

O simbolismo é claro o suficiente: enquanto outras empresas de computadores prometem conformidade, a Apple está explodindo tudo e fazendo algo emocionante e novo. Steve Jobs confirmou isso antes de mostrar o comercial em uma palestra da Apple em 1983: “A IBM quer tudo e está mirando em seu último obstáculo ao controle do setor: a Apple. A Big Blue dominará toda a indústria de computadores? Toda a era da informação? George Orwell certo sobre 1984?

https://www.youtube.com/watch?v=lSiQA6KKyJo

O Super Bowl foi o único momento em que a Apple pagou para exibir o anúncio em todo o país, mas os espectadores o viram muito mais nas reportagens e resumos subsequentes. Por fim, tornou-se um marco icônico na história da empresa e da publicidade na TV de maneira geral. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More