“Song Exploder”, seriado da Netflix tem uma boa receita, mas ainda é um podcast

A transição do modelo de podcast para a série não é suave, ainda sim é o suficiente para ganhar uma segunda temporada.

“Song Exploder” começou como um podcast. O criador Hrishikesh Hirway (que retorna para a versão de TV) conversa com músicos sobre suas inspirações e processo criativo, enquanto gradualmente desconstrói e analisa uma de suas canções mais populares. O formato é um ajuste natural para o áudio: o programa destaca uma seção da música, Hirway faz algumas perguntas investigativas para a pessoa ou pessoas que a fizeram, e eles conversam sobre as origens daquela letra ou som.

O programa também funciona como uma série Netflix acelerada. É divertido ver os entrevistados na câmera e dar uma olhada em onde eles estavam e o que faziam quando estavam gravando a música. Mas não é realmente um formato tão ideal quanto um podcast para este material. Às vezes, parece que os criadores de “Song Exploder” estão meio inseguros sobre o que realmente nos mostrar enquanto as conversas estão acontecendo. A edição aqui peca um pouco, vai entender o que digo no episódio três. Existe um limite – que pode cansar – de tempo de câmera para continuar mostrando fotos clássicas do R.E.M ou Michael Stipe, enquanto dá entrevista, em estúdio. Não é um documentário com profundidade, estão falando de uma, duas músicas em particular.

A grande solução de alto conceito parece ter sido fazer “videoclipes” originais, frequentemente animados, para todas as músicas apresentadas. Quando trechos da música são reproduzidos durante o episódio, cortamos para esses vídeos (que muitas vezes se assemelham aos “lyric videos” que chegam no YouTube semanas antes do lançamento do videoclipe oficial). Então, ao final de cada episódio, ouvimos a música completa que foi discutida enquanto assistimos a reprodução do videoclipe inteiro. É uma solução viável, mas não engenhosa, e quando chegamos à conclusão do episódio, eu meio que já ouvi e vi tudo o que precisava. (Também é meio estranho que, para músicas que já têm videoclipes, nós não apenas… Assistimos essas no final? Eu entendo que a Netflix talvez não tenha conseguido os direitos para mostrar uma performance completa de “Hamilton”, mas com certeza o clipe de “Losing My Religion foi” é viável, não?)

image
SONG EXPLODER (L to R) ALICIA KEYS and HRISHIKESH HIRWAY in SONG EXPLODER Cr. MATT SAYLES/NETFLIX © 2020

Então, mesmo com cerca de 20 minutos cada, “Song Exploder” pode parecer que está recauchutando o mesmo terreno algumas vezes, me levando a acreditar que uma abordagem superior poderia ter sido fazer duas ou três músicas por episódio, em vez de se concentrar em apenas uma.

Ainda assim, o que está disponível é divertido e agradável. A versão Netflix fez um excelente trabalho nas seleções das músicas. A 1ª temporada oscila entre uma coleção diversa de canções e estilos – de Alicia Keys a “Hamilton”, e R.E.M. para Ty Dolla $ign – e os episódios da segunda temporada recém-anunciados são igualmente intrigantes. (Me dê aquele episódio do Nine Inch Nails AGORA MESMO.) É inegavelmente fascinante ver Lin-Manuel Miranda andar pela casa real de Aaron Burr enquanto relembra como encontrou a voz do personagem através da música “Wait for It”.

No geral, o programa é uma transição um pouco estranha. Pegando o que foi um dos casos de uso definitivos para o formato de podcast e meio que forçando-o em uma estrutura de série de documentos.

Vale o play? Vale, eu indicaria para aqueles dias de fim de ano que são longos, para uma tarde gostosa de relaxamento… Mas se for assistir com foco, você pode perder um bocado sua atenção.

Song Exploder
Onde assistir: Netflix
Episódios: 4, Vol 1
Tempo: 20 minutos cada
Gênero: Doc-serie

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More