Antigo simulador de explosões nucleares retoma sua popularidade

Site estima o número de mortes causadas por uma bomba nuclear dependendo da localidade.

Com os temores crescentes de um novo conflito na Europa anunciado como o pior desde a Segunda Guerra Mundial, o planeta inteiro teme que o pior aconteça, e com este propósito o simulador de explosões nucleares Nuke Map é capaz de demonstrar o tamanho do dano que uma explosão poderia causar se disparadas pela Rússia ou pelos Estados Unidos.

Tanto o site Nuke Map como o também famoso Missile Map foram construídos pelo historiador nuclear Alex Wellerstein, e mostram os possíveis resultados catastróficos se as tensões desse conflito atual resultarem em uma 3ª Guerra Mundial.

Apenas para conhecimento, uma das armas que está no arsenal da Rússia, a Topol (SS-25), poderia, por exemplo, matar quase 1,5 milhão de pessoas instantaneamente e ferir outras 4,4 milhões, se lançada em São Paulo.

Bomba em Sao Paulo
A bomba russa Topol SS25, caso fosse lançada na cidade de São Paulo/Brasil

O alcance da explosão da bomba de 800kt envolveria toda a cidade, com seus efeitos sendo sentidos de Horto Florestal no norte, até Eldorado, que fica mais ao sul.

Aqueles que vivem no anel interno da capital provavelmente sofreriam queimaduras de terceiro grau tão fortes que destruiriam até os ossos de uma pessoa.

A Tsar Bomb – a arma nuclear mais poderosa já testada pela então União Soviética em 1961, causaria muito mais danos à cidade e até outros estados, próximas ao raio.

A bomba russa Tsar (Czar)

O site Nuke Map estima que uma bomba desse tamanho poderia matar 11,5 milhões e ferir mais 9,3 milhões de pessoas, se lançada em São Paulo.

O presidente-ditador russo Vladimir Putin já vinha ameaçando o ocidente e os membros da OTAN com seus ensaios nucleares, e recentemente em meio ao aumento das tensões com a Ucrânia.

Putin têm gerado medo e desconfiança nas últimas semanas, assistindo a exercícios nucleares maciços, que envolveram vários lançamentos de mísseis de treino.

Mesmo com sanções cada vez maiores, Putin deu um aviso assustador de que o conflito na Europa seria inevitável, se a Ucrânia e agora a Suécia e a Finlândia fossem autorizadas a se juntar à OTAN.

Ele disse que a aliança inevitavelmente seria arrastada para uma briga, antes de lembrar ao mundo que seu país ainda é “uma das principais potências nucleares”.

Mas o Nuke Map mostra que as bombas dos EUA e demais países podem causar graves danos a Moscou – caso sejam usadas.

A bomba americana B83, a maior arma atualmente no arsenal dos EUA, pode matar 1,4 milhão e ferir 3,7 milhões de pessoas, se for lançada na capital russa.

A enorme bomba Castle Bravo 15mt – a maior bomba que os EUA já testou – não apenas mataria ou feriria cerca de 3,6 milhões de russos, mas poderia resultar em radiação se espalhando por quase 1.000 km do local da explosão.

A bomba americana Castle Bravo 15mt

De acordo com a Federação de Cientistas Americanos (FAS), a Rússia tem um arsenal nuclear estimado de 6.257 ogivas.

Com 5.550, os EUA têm um pouco menos e seus aliados da OTAN, França e Reino Unido, têm 290 e 225, respectivamente.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More