Quem escreve o conteúdo que os executivos postam no LinkedIn?

Você sabia que muitas postagens no LinkedIn não são feitas pelos donos de seus respectivos perfis?  
Cada vez mais, emerge no LinkedIn o uso de “redatores fantasmas”. 

Caso não conheça o termo, se refere a pessoas contratadas para pesquisar, produzir e assinar textos como se fossem outras pessoas. 

Ultimamente passei a perceber que parte significativa dos posts feitos por alguns executivos na minha rede seguiam um padrão de estrutura, fontes, dados, temas e artimanhas profissionais para extrair o melhor dos algoritmos da rede e ampliar o alcance da mensagem. 

A partir daí, pesquisei sobre o tema e descobri que sim, há uma demanda crescente de líderes que contratam o serviço de ghostwriting para ajudá-los a se posicionar no Linkedin, promover suas reputações, seus negócios, se diferenciarem no mercado, ampliarem rede e por aí vai…
Essa prática não é nova. Na política há vários exemplos de discursos famosos que foram escritos por “desconhecidos” e ganharam vida na boca de personalidades históricas, por exemplo.

Usar “redatores fantasmas” é errado? Não necessariamente, mas me parece curioso que as pessoas tenham tanta necessidade de se posicionar e promover de forma artificial. O resultado de alcance em curto prazo costuma valer a pena. Em alguns casos, os efeitos podem ser nocivos em médio prazo e raramente se sustentam em longo prazo, afinal, alimentam personas idealizadas e artificiais. 
Há várias formas de mapear esses textos por aqui. Pode reparar que são mais elaborados, com apuração mais complexa, dados estruturados, links nos comentários, hashtags e por aí vai…  Já teve contato com algum por aí? Qual sua opinião sobre isso?

Particularmente, gosto mais das pessoas de verdade do que dessas versões artificiais, mas não julgo a motivação dos outros.
Coloquei mais links de referência nos comentários para quem se interessar.
A propósito, uma curiosidade: homens contratam mais esse serviço e na maioria das vezes são atendidos por redatoras mulheres.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More