Pesquisa do Discord mostra como poder dos emojis na Geração Z molda futuro das conexões digitais no Brasil

Foram entrevistadas 16 mil pessoas com mais de 16 anos nos EUA, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Japão, Canadá e Austrália

636285eea07dcfc97aa1cc0a 2022 EmojiSurvey FNLHEADER

Serviço global de comunicação de voz, vídeo e texto, o Discord divulga “O Efeito Emoji”, estudo global sobre as complexidades da linguagem universal dos emojis. 

Emojis e comunicacao honesta Discord

O levantamento com 16 mil pessoas em todo o mundo identifica como as gerações mais jovens, incluindo a Geração Z e os Millennials, estão moldando o futuro dos emojis para aprofundar a expressividade pessoal e as conexões, além de melhorar a confiança e a honestidade na comunicação digital. O Discord vê uma média de 4,3 bilhões de emojis usados a cada semana globalmente em sua plataforma e continua avaliando o que sua base de usuários, principalmente a Geração Z, quer dos emojis.

Emojis são segredo para construir conexão, confiança e união on-line

O estudo do Discord mostra que quase todos os usuários brasileiros de emoji (98%) os utilizam com seus amigos e família. Além disso, 82% dos entrevistados no Brasil indicam que os emojis permitem que eles se sintam corajosos o suficiente para expressar os seus sentimentos verdadeiros.

Emojis e comunicacao on line Discord

Em particular, 81% dos jovens adultos brasileiros (de 18 a 34 anos) sempre/frequentemente usam emojis, tornando-os os mais propensos a usar emojis quando comparados aos mais velhos (71% para 35-44 anos, 69% para 45-45 anos). 54, 60% para 55-64 anos e 60% para 65 anos ou mais).

Mais de 4 em cada 5 brasileiros relatam que…

●      Emojis ajudam a aproximar as pessoas (83%).

●      Emojis os ajudam a se sentir mais conectados com as pessoas ou com a comunidade com a qual estão conversando (84%).

●      Emojis ajudam a imitar conversas presenciais em um ambiente virtual (86%).

●      Têm a mesma sensação de conexão ao usar emojis com as pessoas como se estivessem vendo suas expressões faciais/emoções pessoalmente (83%).

Ainda segundo o levantamento feito no Brasil pelo Discord, os emojis fortalecem essas conexões e relacionamentos. Os usuários brasileiros de emojis sentem que os emojis fazem exatamente isso em seus relacionamentos com seus amigos (79%) e familiares (76%). Os entrevistados no país indicam ainda que os relacionamentos com parceiros amorosos (74%) e com interesses amorosos/ficantes (55%) são fortalecidos pelo uso de emojis. 

Emojis são a chave para tornar comunicação digital mais humana

O levantamento “O Efeito Emoji” indica que mais de nove em cada 10 brasileiros sentem que os emojis permitem que eles expressem seu senso de humor (93%) e suas emoções (92%). 

Mais de 4 em cada 5 brasileiros relatam que…

●      Saber usar os emojis faz com que suas conversas corram mais suavemente (85%).

o   As mulheres brasileiras são mais propensas do que os homens a se sentirem assim (88% vs. 82%).

●      Quando veem outras pessoas usando ou reagindo a mensagens com emojis, eles sentem que podem baixar a guarda (84%).

o   As mulheres brasileiras são mais propensas do que os homens a se sentirem assim (88% vs. 81%).

“Um dos comportamentos mais populares que estamos vendo em nossa plataforma é o uso dos emojis, então estávamos realmente interessados em entender como eles fazem as pessoas se sentirem e qual é o seu potencial total”, revela Nicole Brendis, diretora de marketing de produtos de consumo do Discord. “Entre a Geração Z, vimos um forte desejo de que os emojis não apenas representassem suas emoções, mas também criassem conexões mais profundas de maneiras mais autênticas.”

Metodologia da pesquisa

O Discord entrevistou 16 mil pessoas com mais de 16 anos nos EUA, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Japão, Canadá e Austrália para desvendar como os emojis são importantes para a autoexpressão e a união na comunicação digital. A pesquisa foi conduzida de 16 de agosto a 7 de setembro de 2022. Os entrevistados nesta pesquisa foram selecionados entre aqueles que concordaram em participar das pesquisas da Harris Poll. Entre os entrevistados, 9.066 tinham idades entre 16 e 25 anos (Geração Z), incluindo Estados Unidos (2.010), Austrália (2.011), Brasil (2.007), Canadá (2.010), França (2.010), Alemanha (2.007), Japão (2.009) e Reino Unido (2.010).

A precisão da amostragem das pesquisas on-line da Harris é medida usando um intervalo Bayesiano credível. Para este estudo, os dados da amostra são precisos dentro de + 1,2 pontos percentuais usando um nível de confiança de 95%, e certas perguntas foram feitas a uma base reduzida de usuários de emoji. Este intervalo credível será mais amplo entre os subgrupos de interesse entre os participantes.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More