A verdade sobre Davi e Golias

Enfim terminei de ler o novo livro de Malcom Gladwell, Davi e Golias. Fazia tempo que não lia algo tão bom dele. O livro passeia bem sobre as vantagens das desvantagens e vice-e-versa. São várias boas lições de como um azarão, com poucas probabilidades de vitória ou destaque, pode apresentar características bastante vencedoras.

Mas, o que mais me chamou a atenção foi a introdução com a história desconhecida sobre a lenda de Davi e Golias.

O livro é um apanhado de histórias sobre o que acontece quando gente comum enfrenta “gigantes”. Quando pessoas ou empresas pequenas entram em terrenos “dominados”. Divide algumas reações de pessoas que enfrentaram desafios enormes e que ousaram se perguntar: Devo jogar pelas regras? Desisto? Continuo? Sigo os meus instintos?

Você já deve ter passado por isso.
Eu passo diariamente.

A verdade é que, enfrentar condições desfavoráveis produz grandeza e julgar por “tamanho” (ou números) nem sempre é a melhor maneira. O que achamos ser qualidades podem ser fraquezas (e vice-e-versa, de novo).

A maneira que Gladwell apresenta a famosa história da luta entre o gigante Golias e o jovem Davi é esclarecedora, tanto pelo momento histórico quanto pela geolocalização. Alguns pontos importantes e extremamente estratégicos, não tão famosos, são bem simples de entender e ganham bastante espaço em tópicos de decisões que temos que tomar em frente a várias possibilidades, e caminhos, que nos são apresentados no dia-a-dia.

O que a história representa para nós, e que faz parte de nossa cultura, é que podemos vencer gigantes, que podemos tudo (se acreditarmos) e etc… mas, o importante é: em quais condições?

Eu ia copiar o texto aqui, mas achei essa bela apresentação do autor em um TED.

Tenho certeza que vai fazer você enxergar algumas coisas de outras maneiras:

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More