“Meu melhor defeito”: sobre aquilo que falta coragem pra gente falar

Novo projeto do coletivo Papel & Caneta pretende construir pontes entre a indústria e uma nova geração de jovens que hoje não se sente atraída pela publicidade

instagram previewMudar o status quo não é nada fácil.

Outro clichê não poderia ser melhor para começar este texto. Conheci o André Chaves durante o curso ‘Pocket de Planejamento’ da Miami Ad School, em 2013. Na época, o André era recém-chegado de Aracaju, com muita vontade na mala e uma ideia: criar um projeto que pudesse conectar pessoas e empresas que tivessem desejo de trabalhar em conjunto.

Mas só boa vontade não é tudo. Tentei ajudar, enviando o projeto do Papel & Caneta para alguns veículos de comunicação que eu tinha contato – mas acredito que os veículos mais tradicionais não estavam preparados para isso. Quando ele me mostrou a lista das pessoas para quem estava escrevendo, pensei: “Acho que esses caras nunca vão responder pra ele”. Ele quase sucumbiu, voltou para casa. Mas não desistiu. Lutou. E eles responderam. O Papel & Caneta saiu do chão e decolou – usando, principalmente, empatia. Já rodou o mundo, foi destaque da Fast Company, esteve no palco do MaxiMídia e, agora, apresenta o resultado de um novo workshop.

“Meu Melhor Defeito incomoda. É um pouco daquilo que a gente sempre teve vontade de falar, mas nunca teve coragem de dizer. Mas também pretende construir pontes entre a indústria e uma nova geração de jovens que hoje não se sente atraída pela publicidade. Num tempo em que estamos abrindo o jogo e falando de burnout, assédio, sexismo e concorrências (desleais, às vezes), o projeto aborda temas e conselhos sobre como lidar com tudo isso por relatos reais publicados em um perfil do Instagram.

O filme é assinado pela dupla Brendo Garcia e Adriano Gonfiantini e foi desenvolvido com o apoio da Paranoid. Todos os vídeos do Instagram são do coletivo Pujança, comandado por Carol, Camila e Karol, três videomakers da periferia de São Paulo.

O workshop de quatro dias, que foi realizado na AKQA, em São Paulo, contou com a participação de Ana Cortat, co-fundadora da Hybrid; André Chaves, Conector no Papel & Caneta; Beto Bina, co-fundador da FARFARM; Daniela Albuquerque, diretora criativa da CuboCC; Diego Machado, diretor criativo da AKQA Brasil; Gabriela Rodrigues, planner da Ogilvy; Gus Machado, diretor de arte da AKQA Brasil; Rafael Campello, redator da Young&Rubicam; Raphaella Martins, gerente de contas da J Walter Thompson; Spartakus Santiago, Youtuber e estagiário da Ogilvy NY; Tatiana Tsukamoto, diretora criativa do The Zoo (Google) e Thais Fabris, co-fundadora do 6510.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More