Entenda a importância do hábito da leitura para crianças

Ler é uma simples ação, mas que tem um poder enorme. O hábito da leitura para crianças que estão na escola infantil ou mesmo em casa é fundamental para ajudar no desenvolvimento do pequeno.

Nota-se uma série de melhorias na vida da criança que lê continuamente, por isso quanto antes começar, melhor. Faça esse exercício agora e leia o conteúdo até o final para entender os diversos benefícios que a leitura possibilita.

EXPANDE O CONHECIMENTO E AMPLIA O VOCABULÁRIO

Quando uma criança começa a ler regularmente, ela consegue expandir o conhecimento, pois aprende novas palavras, busca entender os significados e passa a estimular a interpretação de textos para captar, de fato, o que ocorre no livro.

Ligado ao parágrafo anterior, ter o hábito da leitura ajuda o público infantil a aumentar o número de palavras que conhece e dessa forma pode utilizá-las no dia a dia, tornando o vocabulário cada vez mais rico, ou seja, o repertório aumenta, a escrita será mais completa e o desempenho tende aumentar progressivamente.

Além disso, a criança começa a desenvolver o senso crítico, passa a questionar sobre o que não entende ou o que não considera correto. Dessa forma, torna-a também mais consciente sobre os acontecimentos da sociedade.

AJUDA NA CONCENTRAÇÃO

A criança que está entretida com um livro que realmente gosta, acaba se concentrando mais, pois mergulha nas páginas e na história que está lendo.

ESTIMULA A CRIATIVIDADE

A literatura auxilia no estímulo à imaginação. Quando envolvida na história, a criança imagina, cria os personagens na cabeça e desenvolve toda a narrativa da forma que imagina.

Somado ao fato de que normalmente, livros infantis possuem bastante imagens, ilustrações e cores.

MELHORA O ASPECTO EDUCACIONAL E SOCIAL

Por fim, com a união de todos esses itens citados acima, as crianças apresentarão melhorias no desempenho escolar e social, pois acabam se tornando mais compreensíveis e capacitadas para entender o mundo em que vivem, ou seja, respeitam mais as diferenças, ficam sensíveis ao compreender situações que ocorrem na sociedade e tornam-se mais confiantes.

O PAPEL DOS PAIS

Nessa situação, o papel dos pais é estimular o hábito da leitura em crianças, ou seja, desenvolver atividades, dar o exemplo, instigar a imaginação do pequeno, debater e conversar sobre o livro e um dos pontos mais importantes, não forçar nada, pois a criança acaba sentindo que está sendo obrigada e não aproveita como deveria.

O que achou deste conteúdo? Compartilhe para que mais pessoas saibam os benefícios da leitura para as crianças e deixe um comentário abaixo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More