Qual a melhor maneira de se iniciar na música clássica? Pernalonga.

lf
What’s Opera, Doc?

Em 1994, um cara apaixonado por desenhos animados chamado Jerry Beck resolveu descobrir quais eram as melhores animações já produzidas, para ter a certeza de ter assistido as melhores mesmo. Resolveu ir atrás de nada mais nada menos que 1000 profissionais ligados a industria da animação. Ia anotando, um por um, as referências e preferências e no final montou uma listona poderosa, com os 50 maiores cartoons de todos os tempos.

50greatest smaller
os 50 melhores cartoons – por Jerry Beck

Dos 5 primeiros, 4 são de Chuck Jones, o pai do Pernalonga e companhia. E você já deve ter assistido alguns desses, talvez ainda criança, sem saber que eram assim tão importantes.

whats opera doc tom whalens looney tunes mondo prints 1541365263 91546e9c progressive

Separei o primeiro colocado: What’s Opera, Doc? Uma ópera estrelada pelo Hortelino (que quer a todo custo, “kill the Wabbit”) e, claro, pelo “Wabbit” em pessoa, o Pernalonga.

Então, só para garantir que você tenha guardado aí no seu baú mental o maior desenho de todos os tempos, vamos assistir e depois a gente continua o post.

https://www.youtube.com/watch?v=2goRgLtU0NI


Outro grande feito do Chuck Jones foi ter apresentado música clássica para uma geração inteira, sem que a gente se desse conta de que isso estava acontecendo.
Com certeza a primeira vez que eu prestei atenção (ainda que quase subliminarmente) em uma música clássica, foi assistindo um desenho animado da Warner, o que é uma benção porque logo de pequeno desvia a música clássica para uma gaveta emocional divertida e não aquela cheia de pompa. Até hoje, se eu escutar Rossini, Strauss ou qualquer coisa que tenha um pizzicato (que é aquela dedilhadinha no violino) assim ó:

Pizzicato

https://www.youtube.com/watch?v=3CAXpuPqfv0
eu sempre imagino algum personagem andando na ponta dos pés.

E foi justamente pensando nisso que outro cara sensacional chamado George Daugherty, maestro ferradão, criou há vinte anos um espetáculo que é sucesso até hoje, com um telão gigantesco e uma orquestra sinfônica, que passeia pelo mundo projetando esses desenhos, e fazendo a trilha ao vivo. é o Bugs Bunny at The Symphony.

http://youtu.be/KJXBZbi2RJc

Eu não conheço uma forma melhor de se iniciar nos clássicos. Da música e da animação.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More