Google Creative Sandbox | Brief 2.0 – “Educação Nota 10” é a ideia vencedora

O Creative Sandbox | Brief 2.0 começou há alguns dias e, em pouco mais de um mês, recebemos várias (várias) ideias excelentes. Ontem, a ideia vencedora foi divulgada em um grande evento na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

O projeto “Educação Nota 10”, para o Instituto Ayrton Senna, foi a escolhida. Bati um papo com seus idealizadores: Ricardo Chester e Augusto Moya.

“O briefing do Projeto Google Sandbox 2013 para o Instituto Ayrton Senna era muito simples: uma ideia que usasse o Youtube para aumentar as doações para o Instituto.

O mesmo briefing indicava que com a doação de apenas 20 reais mensais, duas crianças são alfabetizadas por ano. A ideia nasceu daí. Uma nova nota de 10 reais. Com a figura de Ayrton Senna. Um dos sonhos de Ayrton Senna, segundo video gravado por sua irmã Viviane também disponível no briefing do concurso, era que as crianças tivessem a mesma oportunidade que a educação deu a ele, Ayrton. Essa é, inclusive, a própria razão de existir do Instituto. Chamou nossa atenção o fato de que essa informação (10 reais por mês para uma criança ser alfabetizada por ano) não seja do conhecimento do grande público. O significado de excelência imbutido na expressão “nota 10” também nos ajudou relacionar a doação à melhoria das condicoes de educacao das crianças, cujo primeiro e importante passo é a alfabetização.

Então, uma campanha de videos veiculada no Youtube sugerindo ao Banco Central que adotasse a nova nota, por conta dessa causa, poderia levar esta informação de maneira massiva. Ao final de cada video, inclusive, daríamos a chance do público fazer suas doações diretamente ao Instituto, assim como material em download para que o próprio público produzisse seus videos e aumentasse o engajamento da campanha e disseminação da mensagem principal: 10 reais por mês 1 criança alfabetizada por ano.

Recebemos a premiação principal do Projeto Google Creative Sandbox com grande surpresa. Porque vimos durante o concurso o alto nível criativo das ideias que eram publicadas no site do Projeto. Então, a primeira boa notícia foi a passagem da nossa ideia para o shortlist. Um shortlist bem short, com apenas 6 ideias entre as mais de 300 ideias inscritas. Evidentemente, o primeiro lugar, além de uma surpresa maior ainda, traz para a gente a esperança de que a ideia alcance o maior número de adeptos. E que o índice de doadores regulares do Instituto Ayrton Senna – razão principal do esforço do Google e de todos que participaram desta inciativa – seja efetivamente melhorado.”

Não é uma excelente ideia?
Parabéns aos vencedores e boa sorte com o projeto. Estamos torcendo!

E até o ano que vem :)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More