The Coke Side of Cannes

testacannes13

É impossível falar sobre o Festival de Cannes sem citar as campanhas, peças e insights da Coca-Cola. A marca que, há mais de 127 anos lidera sua agenda de marketing pelo ponto de vista criativo, caiu nas graças dos delegados do evento e ocupa hoje o posto de seminário mais aguardado.

Nesta edição especial que comemora os 60 anos do Festival, a Coca-Cola apresentou uma reflexão inspiradora que analisava as peças mais icônicas de sua história com o tema #Workthatmatters.

O conteúdo em si não era novo, mas olhando as campanhas sendo apresentadas lado a lado, ficava evidente a estratégia que colocou a marca no pedestal da cultural popular.

A comunicação da Coca-Cola sempre fez parte da vida das pessoas por levantar discussões fundamentais para a comunidade, contextualizando suas peças com os fatos e pensamentos sociais mais importantes de cada época.

Um das primeiras peças a ser apresentada foi o filme “This is the real thing” (acima). No auge da guerra do Vietnã, a Coca-Cola reuniu um casting de diversas etnias para cantar pela paz em dos comerciais mais clássicos da história da propaganda.

Em meio aos grandes conflitos ideológicos sobre a questão racial nos Estados Unidos, a marca criou uma peça impressa histórica em que meninos brancos e negros tomavam uma Coca-Cola lado a lado, ignorando a divisão dos bancos da cidade que dividiam as raças.

Work That Matters

Em 1937, a integração social ainda era tema da marca sendo apresentada pelo conceito “Have a Coke and Smile”.

A causa feminina também não ficou de fora das peças da companhia. Em 1994 a Diet Coke levou ao ar um filme, em que garotas admiravam um pedreiro sarado enquanto tomavam uma Coca-Cola Diet.

A grande virada na estrutura criativa da marca, sem dúvida, veio com o filme que simulava uma espécie de GTA (jogo mais popular da época) mas por um ponto de vista otimista, assinando com o conceito “The Coke Side of Life”. Um olhar que regeria o “mood” de todas as próximas campanhas.

Outro filme belíssimo que integra o portfólio da marca é “I love Africa”, que fazia parte da campanha “Reasons to Believe”: um olhar positivo frente a um mar de notícias  ruins que aconteceram na época.

Atingindo uma maturidade conceitual, a marca passou a contar sua história por meio das pessoas. Assim, surgiram campanhas como “Toda Garrafa tem uma história”, “Security Cameras” e a mais recente “Small world machines”, premiada em diversas categorias nesta edição do festival.

http://www.youtube.com/watch?v=ceTBF1Hik5I

Olhando para todas estas peças, não é exagero afirmar que o contexto talvez seja o principal elemento da fórmula da Coca-Cola, que emociona os criativos e revela o verdadeiro “The Coke side of Cannes”.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (10)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More