Nike: Magista

http://www.youtube.com/watch?v=tN53Zp4ExmE&list=UUGv-qJBu7fJigxUy5zYD3Eg&feature=c4-overview

Estou em Barcelona, com a Nike, para o seu “Innovation Summit” e, o principal lançamento do evento é a chuteira Magista. Historicamente, a Nike tem inovado em calçados usados em todos os tipos de esportes e esta “meia”, provavelmente, redefine o conceito de estética e performance aos jogadores. Pelos menos é nisso em que eles acreditam e é esse o feedback dos principais usuários de tal “equipamento”.

E o que o UoD tem a ver com isso? Bom, falar sobre design, processos, avanços tecnológicos, branding, conversar com quem desenhou, com que vai usar e ouvir quais as estratégias de lançamento para o produto é bastante inspirador.

Conversei com Phil McCartney, VP de calçados par futebol, e o que ele me disse é que: através de insights de jogadores como Ronaldo e Bebeto (sim, lá na década de 90), a Nike sempre quis produzir uma chuteira que “desaparecesse”. Um produto com o qual os jogadores sentissem-se descalços e ao mesmo tempo que garantisse conforto e tração. O projeto demorou quatro anos para ganhar vida e com a tecnologia Flyknit, especialmente adaptada, conseguiram deixar a chuteira mais próxima do pé, aumentando brutalmente a sensibilidade.

Pelo o que entendi, Flyknit é uma tecnologia que “subverte as regras dos processos de manufatura de calçados criando entraleces únicos a partir de fios especiais”. É como se o tecido abraçasse o pé.

O bacana é que, mesmo com todas as evoluções tecnológicas, os jogadores – principalmente os brasileiros – sempre quiseram isso: não se preocupar com a chuteira, jogar descalço, ter algo parecido com uma segunda pele.

“A Magista é uma chuteira que parece a extensão do corpo do atleta. Ela não é apenas calçada nos pés: ela trabalha em parceria com eles. Ao eliminar as distrações, o jogador ganha liberdade para usar todo o seu potencial e criatividade”
, disse Phil.

1dvid

Por aqui, muito se fala sobre o impacto que essa tecnologia e o design trarão, também, ao universo fashion.

Veremos…

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More