Uma incrível e complexa produção à 25m de profundidade

dive2

Incrível essas fotos subaquáticas do fotógrafo Benjamin Von Wong.

Foram feitas no mar de Bali, à 25 metros de profundidade, em um barco naufragado há mais de 50 anos.

Normalmente uma foto embaixo d’água é feita em uma piscina e a produção já é bastante complicada porque não é toda modelo que topa/aguenta um dia inteiro de mergulha-clica-sobe-retoca-respira-mergulha-clica. É exaustivo.

No caso dessas fotos de Wong, essa dificuldade foi elevada à insanidade.

dive3

O Tamanho da Encrenca

  • Foram 2 modelos. Tinham que topar o mergulho à 25 metros de profundidade e o mais importante: fôlego muito acima da média. A solução foi esquecer as agências de modelos tradicionais. Foi assim que encontraram Nora Li, recordista de mergulho livre de Jakarta, capaz de mergulhar até 36 metros de profundidade e segurar o fôlego por até 3 minutos.E  Camilla Argent, inglesa baseada em Dubai e que também faz mergulho livre. Consegue segurar sua respiração por 4 minutos e 40 segundos.
  • As modelos precisaram ser amarradas ao barco.
  • O figurino não pode ser alugado porque as roupas estragariam com a água salgada e com diversos rasgos.
  • Toda a equipe precisou ser substituída por mergulhadores. Ao invés de treinar uma equipe acostumada com fotos a mergulhar, Wong achou que seria mais prudente fazer o caminho contrário e treinar mergulhadores para serem assistentes de fotografia, porque havia muita coisa para se preocupar: o mergulho por entre os destroços do barco, as marés, o manuseio de equipamento, etc.
  • Iluminação era pesadelo. Não dava para fazer mais próximo da superfície porque a locação era o barco afundado. Ou seja, Wong teve que fazer o possível e o impossível para aproveitar ao máximo a luz natural e trabalhar com luz artificial muito limitada.
  • Foco. Não é coisa mais simples do mundo quando você está nesta profundidade, cheio de detritos flutuando e com a água um pouco turva (mesmo que seja no mar de Bali)
  • Para complicar um pouco mais, Wong perdeu sua câmera no dia anterior à produção e precisou pegar equipamento emprestado de um outro fotógrafo que estava por perto, da National Geographic.

Making-Of

As fotos não foram feitas para nenhum cliente. Estão à venda neste site para salvar Eliza, esta menina de 4 anos que tem uma doença chamada Síndrome de Sanfilippo.

Jobão.

Mais detalhes, aqui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More