Como um botão real pode revolucionar seu mundinho digital

No fim, estamos de volta ao velho e bom botão, de verdade.

O FLIC é um botão de borracha que você cola em qualquer lugar e que serve para ativar e desativar aplicativos.

Ou seja, com um toque você pode fazer coisas como chamar um táxi, pedir uma pizza ou colocar um filme para rodar.

flics-multiple-colors.82edbb24

Botão? Estamos indo na marcha-ré da tecnologia?

Não.

E é justamente isso o mais fascinante dessa aparente reviravolta de uma solução analógica. Aguente firme no texto porque é um excelente insight sobre como funcionam os humanos, que deveria ser a primeira coisa a ser levada em conta antes de qualquer projeto de UX/UI. Aula do bicho homem, de “don’t make me think”. O velho e bom “pensar de trás-para-frente”.

Vamos lá.

Um botãozão não é (só) coisa de velhinho que não entende de tecnologia. Imagine o Flic como um atalho, que poupa você de passar por várias etapas. O botão é como aquele primeiro dominó que você empurra para iniciar um longo processo encadeado.

Por exemplo, se você é usuário frequente da Amazon, já deve ter experimentado a delícia que é comprar um livro com o “1-click buy”. Clicou, acabou. Tá disponível para leitura em 5 segundos.  Nada de entrar em outra página, colocar sua senha, preencher um cadastro, confirmar dados e mais um milhão de outros passos. O botão é apenas o gatilho de um processo que continua sofisticadíssimo e elaborado, mas que você não precisa participar. É atalho. Automação. E olha que nem estou falando na parte da compra por impulso.

Não é um botão para fazer uma coisa só. É um botão para fazer várias coisas parecerem uma coisa só.

Outro exemplo: eu criei um script para me ajudar nas postagens: com uma puxada de mouse seleciono várias imagens e com um clique (em um botão), todas serão dimensionadas, comprimidas e enviadas para o post. Você usa uma coisa dessas 2 dias e NUNCA mais vai querer voltar ao sistema antigo.

E essa é a grande sacada do Flic, porque além de tudo é um botão de verdade, disponível no mundo de verdade e sem qualquer distração.

COISAS QUE SERIAM MELHORES ACIONADAS POR UM BOTÃO

Waze. Se você usa sabe que ele fica importante mesmo perto do destino. Geralmente a metade inicial do percurso você conhece. Aí você deixa para ligar mais para frente para não gastar bateria, certo? Errado porque assim você vai morrer e vai matar. Dirigir, desviar o olhar e clicar botõezinhos em uma tela pequena ao mesmo tempo não dá. Porque botar o Waze para acordar, por mais simples que seja, exige uns 3 ou 4 cliques (que são 3 ou 4 chances de morrer e matar). Um botão no meio do seu painel seria bem mais confortável e seguro.

flic2

Video na TV. Netflix, iTunes, essas coisas todas. Um saco. Uma aura de modernidade mas que te obriga a passar por mil cliques antes de chegar ao ponto de sentar e assistir.

ASSISTA E ENTENDA

Assista o video, veja essas imagens e você vai entender o potencial de um simples e ridículo botão de borracha:

smart-home.d5d3185f

be-safe.f0c4521c

find-phone.e4755597

simplicity.a750e514

take-selfie.f9e92b04

Sacou agora por que um botão analógico pode ser uma grande revolução no mundo digital?

O projeto é uma iniciativa de um time sueco, viabilizado por crowd funding e com lançamento previsto para março. E vão colar no IFTTT logo de cara.

Tecnologia tem oferecido ferramentas inacreditáveis. Chegou a hora de fazê-las funcionar sem a sua participação.

[via]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More