Queda de altitude em voo da Latam pode ter sido causada por empurrão em piloto

Incidentes podem virar aprendizados e, eventualmente, evolução tecnológica.

Apertem o cinto, o piloto caiu.

No último dia 14 de março de 2024, um Boeing 787 da Latam sofreu uma perda de altitude abrupta que fez flutuar muitos passageiros que estavam sem o cinto de segurança e deixando 13 deles feridos por baterem no teto da aeronave.

LATAM

Segundo relatos, a causa pode ter sido um incidente no cockpit que resultou no piloto sendo empurrado sobre os controles da aeronave.

Em um universo onde a segurança é prioridade máxima, o incidente surpreende por sua natureza inusitada e quase simplória. É como se você estivesse dirigindo seu carro e o passageiro atrás de você mexesse no ajuste do seu assento e o empurasse sobre o volante do carro. Difícil imaginar que uma situação como essa, que parece mais uma cena forçada de algum filme, possa de fato ter acontecido na vida real.

O que sobra de positivo nesse cenário tragicômico é o aprendizado, o que no mundo da tecnologia muitas vezes acaba resultando em evolução, com soluções e procedimentos que tornem esse tipo de coisa impossível de acontecer. É o famoso “fool’s proof”, ou “a prova de bobagens”, sem margem para erros.

O Incidente

De acordo com o jornal The Wall Street Journal, autoridades com acesso a evidências preliminares sugerem que um comissário de bordo, ao servir comida aos pilotos, pressionou acidentalmente um botão no assento do piloto. Esse botão, que tem uma cobertura de segurança e não deveria ser utilizado com o assento ocupado, empurrou o piloto sobre os controles, causando a queda temporária do avião.

A Latam, em resposta ao incidente, afirmou estar colaborando com as autoridades na investigação, mas optou por não comentar até a conclusão da mesma. Da mesma forma, a Boeing expressou estar em contato com a Latam e pronta para oferecer suporte nas investigações.

A Busca por Soluções Criativas

Este incidente destaca a importância da criatividade na resolução de problemas dentro da indústria da aviação. A partir de um evento infeliz, surgem oportunidades para repensar e inovar em medidas de segurança, design de cockpit, e treinamento de tripulação.

Inovação no Design de Cockpit

Uma possível resposta criativa ao incidente poderia envolver o redesenho dos controles de assento nos cockpits, talvez integrando sistemas que previnam a ativação acidental de comandos críticos. Isso poderia incluir sensores de presença ou bloqueios automáticos que se ativem quando o assento estiver ocupado.

Treinamento e Procedimentos de Segurança

Outra área para inovação criativa está no treinamento de comissários de bordo e pilotos. Simulações específicas que abordem situações inusitadas como essa podem ser desenvolvidas, preparando melhor as equipes para reagir de maneira eficaz a qualquer incidente.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More