LUDIK #3 – SERIOUS GAMES

https://www.youtube.com/watch?v=xUIlZqhwm2M&feature=youtu.be

Serious games são jogos voltados para usos profissionais, educacionais e causas sociais. É um tipo de game que mistura storytelling com mecânica lúdica para transmitir uma mensagem séria aos jogadores envolvidos no processo. Para quem acha que os games são puro e simples entretenimento, nesse terceiro Ludik mostramos que eles podem ser muito mais que isso.

O jogo September 12th, criado pelo uruguaio Gonzalo Frasca, é um exemplo que trazemos para o programa de hoje; um jogo que – mais do que colocar o player em uma situação desafiadora – o convida a refletir sobre problemas do mundo contemporâneo.Também mostramos o boardgame TERRA do autor Bruno Faidutti para fazer o contraponto aos games digitais; este título mostra como um produto de entretenimento pode ser uma ótima ferramenta educativa transmitindo ideias de sustentabilidade, ecologia e reciclagem.

Para quem curtiu o assunto, recomendamos a leitura do livro “Story and Simulations for Serious Games” de Nicholas Iuppa e Terry Borst que relata o emblemático case American Army, sobre como o exército americano utilizou estratégias de games em campanhas de recrutamento.

Semana que vem tem mais!

#GoGamers

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More