Hands of Timber: um game BR para refletirmos sobre a doença de Alzheimer

Faz tempo que games não se destinam apenas ao puro entretenimento e podem sim, por meio de ludicidade, transmitir mensagens sérias e que nos fazem refletir sobre questões contemporâneas.

A discussão não é nova, mas – sempre que há oportunidade – ela merece ser colocada em pauta: faz tempo que games não se destinam apenas ao puro entretenimento e podem sim, por meio de ludicidade, transmitir mensagens sérias e que nos fazem refletir sobre questões contemporâneas.

Só para trazer dois exemplos pontuais temos “Before I forget”, uma narrativa sobre uma mulher com demência redescobrindo sua essência e “That dragon cancer” o relato dramático de um game designer e a perda de seu filho para um câncer infantil raro. Os dois games buscam sensibilizar a audiência para questões importantes sobre saúde por meio narrativas que, sim, também buscam entreter.

Mas, este post não é para falar sobre jogos internacionais que trabalham com impacto em áreas ditas “sérias”. Este post vem apresentar a primeira produção da Woodwork Games, estúdio de jogos recém-montado por um grupo de estudantes do curso de Jogos Digitais da PUC-SP; trata-se do game “Hands of Timber”.

O título se concentra na história de uma boneca de madeira que desperta dentro da mente de seu criador, um marceneiro que sofre de Alzheimer. Uma vez dentro desse ambiente fantástico, a boneca Timber precisa confrontar as boas memórias, as memórias ruins e as memórias que estão se dissolvendo.

O jogo é de plataforma 3D repleto de puzzles e combates nos quais a protagonista precisa usar seus poderes de titereira para interagir com as cordas do ambiente onírico que, aos poucos, vai se desintegrando.

Os idealizadores de “Hands of Timber” criaram o game para o projeto de TCC da faculdade e, agora, entram no mercado de jogos nacional com ele como primeiro lançamento da empresa. Abaixo, o trailer do projeto:

O projeto já está com a página na Steam e com lançamento previsto para o próximo mês. O game é um exemplo BR de como games podem trazer para o nosso cotidiano uma reflexão ampla sobre problemas que estão perto da gente e, muitas vezes, não paramos para refletir sobre eles.

Que a força esteja com a Woodwork Games que promete fazer bonito no cenário indie nacional, espaço que ainda precisa crescer MUITO mais para colocarmos o Brasil com mais destaque na indústria.

#GoGamers

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More