Aplicativo organiza as fotos da lousa

Sou professora universitária e vejo que existe uma questão que sempre volta a ser explorada na sala dos professores e em reuniões departamentais: aceitar a utilização de smartphones ou proibí-los em sala da aula?

Tenho 28 anos, comecei a dar aulas na FAAP aos 24. Já tive alunos da mesma idade que eu e até mais velhos. O fato é que lidar com smartphones nunca foi um problema. Na primeira vez que entrei em sala de aula achei que esse seria meu principal desafio e não foi. Acredito eu que não foi justamente porque convivo com smartphone em cima da mesa de trabalho e mesmo em cima das carteiras de salas de aula do mestrado/doutorado. Sei bem que ele na dose certa não é o fator principal de desatenção do aluno, mesmo porque antes do smartphone existir, se a aula estivesse chata, a atenção do aluno poderia ser desviada para qualquer outra coisa: troca de bilhetinhos, leituras de textos que nada tem a ver com a aula em questão. A gente bem sabe que criatividade é o que não falta.

O meu principal desafio foi e é até hoje trazer o aluno para a aula, fazer dele um aluno participativo, mesclar autores clássicos com temas atuais, contemporâneos e que fazem parte da vida deles para que assim eles compreendam melhor aquilo que foi escrito séculos atrás e que até hoje faz tanto sentido. O aluno que tem sua atenção e seu interesse despertado deixa por vontade própria o smartphone de lado. Portanto, não tenho problemas com fotos tiradas das minhas lousas ou apresentações.

Pensando nisso, resolvi compartilhar esse aplicativo que conheci recentemente e que achei super útil para os discentes que são adeptos das lousas fotografadas: o Whiteboard, desenvolvido por um grupo de estudantes.

Com ele você pode registrar as fotos e organizar o conteúdo de acordo com as disciplinas, poderíamos compará-lo ao famoso fichário com divisórias, só que agora, em uma versão digital.

A proposta é que ele seja um facilitador na hora dos estudos. O aplicativo é gratuito e está disponível, no momento, para quem tem iOS.

Whiteboard

Para baixar o aplicativo, clique aqui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (26)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More