Engate a ré, se puder

Tomar decisões é algo mais importantes do que parece. O momento em que decidimos por algo é o instante em que assumimos a responsabilidade por nossa escolha. Para muitos, isso é algo difícil de se fazer, não importa o grau de importância da decisão. Vai desde o sabor da pizza de sábado à noite ao fim de um relacionamento de anos. Aplica-se também à troca de emprego. É certo que, decidir por algo, pode ser muito mais difícil do que imaginamos.

Nem sempre a dificuldade é atribuída a motivos racionais; também somos feitos de sentimentos e queiramos ou não, os apegos emocionais podem ser grilões a nos prender. Deixar ou não deixar o emprego? O emprego é ruim, mas o chefe é legal e um grande amigo. Terminar ou não terminar este relacionamento? Um relacionamento que causa sofrimento, mas que já teve seus bons momentos. Mozzarella ou calabresa? Meio a meio, pois o estomago também pode tomar suas decisões.

Nem sempre conseguiremos basear nossas escolhas nos impulsos racionais, afinal, não somos feitos só de massa cinzenta, popularmente conhecida como cérebro. Claro que isto não se aplica a todos, há quem tenha a habilidade de conseguir separar razão de emoção num átimo, mas com certeza não é a maioria da humanidade.

De qualquer forma, o importante é que ninguém responsabilize a outrem pelas escolhas que fez. É tão difícil tomar decisões justamente por que não teremos a quem culpar se algo der errado, justamente pelo fato de nos colocamos em risco sempre que escolhemos um caminho diante da secessão e sempre podemos nos arrepender.

Caso você perceba em algum ponto do caminho que este é o seu caso, não hesite em engatar a ré, melhor ter perdido tempo andando pelo trajeto errado antes de acertar, do que percorrê-lo até o fim e quebrar a cara. Mas atenção: tome cuidado antes de fazer uma escolha, pois nem todas permitirão que você possa voltar atrás, e se você se ver nessa posição, bola para frente, você assumiu o risco e perdeu. Não ganhamos sempre. Só não fique parado esperando algo acontecer, faça as escolhas que deve fazer, mesmo que a sensação seja de estar jogando cara ou coroa. Isso é viver.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (6)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More