E se a vida fosse um livro?

É comum ouvir por aí que não se deve chorar pelo leite derramado. O motivo é obvio, chorar não vai fazer com que magicamente ele volte ao copo.

Assim acontece com o passado. Sabe aquele erro que você cometeu ou aquilo que alguém fez e realmente te feriu? Nada disso vai desaparecer, não importa o quanto você lamente ou deseje que o tempo volte. Pergunta: isso significa que você não deve lamentar, não deve pensar a respeito, não deve sentir raiva, não deve querer socar a cara de alguém? Não, não significa.

É fato que o passado não volta e que não existe borracha mágica que apague o que não gostamos dele. Infelizmente é necessário aceitar que coisas ruins acontecem; não adianta viver na ilusão, fechar os olhos e fingir que nada sucedeu. Reprimir sentimentos e opiniões nunca foi uma boa ideia, pois são acumulados, interiorizados e uma hora fica maior que o corpo que os carrega, gerando consequências desagradáveis e autodestrutivas. O ser humano precisa expressar o que sente, para si mesmo e muitas vezes para o outro, que pode ser um amigo ou um profissional.

Imagine que você está lendo um livro. O livro é a sua vida. Em dado momento você não gostou do que leu. Você arrancaria a página ou viraria e seguiria em frente? Tem quem deixe de ler o livro, você deixaria de viver a vida por causa de algo que passou (do verbo acontecer)? Ainda faltam tantas páginas. Algumas outras pessoas continuam a leitura, mas furiosas pela página passada, mal aproveitam a leitura das linhas seguintes pois não conseguem se concentrar ou conceber a ideia de que ainda pode melhorar. Você viveria sua vida com raiva e esqueceria de aproveitá-la?

Não existe uma receita mágica para que o passado seja menos marcante ou menos doloroso. É algo que vai diminuindo a importância a cada página virada; não significa que será esquecido, na verdade, o passado nem deve ser esquecido, é com ele que se aprende. Mas é uma página e páginas foram feitas para serem viradas. Leve o tempo que precisar, mas não deixe o livro pela metade. Uma hora a vida vai acabar e suas páginas terão sido deixadas em branco. Que livro chato!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More