A password will be e-mailed to you.

Do The Thing

Aula 1

Barry Jenkins

“Entre estar na última fila deste lugar e subir aqui no púlpito, foram dez anos…dez anos. Dez anos, cara!”

Barry Jenkins, Oscar por Moonlight soltou essa no meio da sua apresentação. Mas o tom era de humildade e agradecimento. Sabe que este senhor, quando fez faculdade de cinema procurou o reitor para pedir uma pausa de um ano no curso que estava fazendo? E sabe por que? Porque achou que não estava conseguindo acompanhar o conteúdo. Seu currículo de garoto-pobre-negro-filho-de-mãe-viciada morador de um project da Flórida não permitiu que ele formasse um repertório à altura de suas próprias expectativas.

Pediu penico, com máxima dignidade. Pedido deferido, parou um ano e usou esse tempo para ler, assistir, ouvir e devorar tudo que pode sobre cinema. Fez a coisa certa. Passados dez anos, levou o Oscar.

 

Aula 2

Spike Lee

Horas e quadras depois, o auditório lotado que foi ver e ouvir Spike Lee falar de seu trabalho soube que ele não quer mais se vangloriar sobre o que fez 30 anos atrás. Ao contrário, antes de falar, presenteou o público com seu trabalho mais recente, um episódio inédito de She’s Gotta Have It e depois generosamente usou a sessão de perguntas e respostas como mentoria para os jovens que foram até o microfone fazer perguntas. Curiosamente, quase todos negros. As respostas foram diferentes, mas o recado era um só :

“não arrume desculpas, vá lá e faça. Você tem um laptop e um smartphone? Ande com gente que gosta das mesmas coisas que você e faça!”.

E com a sinceridade de quem realmente leva a sério o que está fazendo, pediu para os garotos esperarem ao lado para conversarem pessoalmente depois da sessão.

Bom, chega de post. Temos muito pra estudar e trabalho pra fazer.

 


Este post faz arte da cobertura oficial do SXSW 2018 pelo Update or Die, diretamente de Austin, no Texas. Não deixe de conferir os outros posts com o melhor do festival na nossa página exclusiva do festival clicando aqui.

No more articles

Send this to a friend