O pôr-do-sol é uma miragem

sunsetdest

Você sabe qual a foto mais tirada no mundo?

Não, não é a da Torre Eiffel.

E, por incrível que pareça, também não é o auto-retrato adolescente no espelho do banheiro fazendo bico de pato (embora deva estar quase lá).

O tema de foto mais clicado no planeta é o pôr-do-sol.

Sim, o singelo e quase cafona de tão intenso, pôr-do-sol.

Realmente, é quase impossível ignorá-lo. Esteja você onde estiver, no momento em que estiver, assim que a bola baixa, fica laranja e pinta o céu com cores que só mesmo a natureza conseguiria usar sem estragar tudo (como nuvens cor de rosa, por exemplo), você pára pra olhar. E, se tiver uma câmera por perto (quem não tem?), fazer uma foto que invariavelmente ficará muito aquém do wide-screen original.

Mas, apesar de ter visto esse belo espetáculo muitas vezes na vida, tem uma coisa que você provavelmente não sabe. E não vai acreditar quando eu contar.

Tá preparado(a)?

Vamos lá: quando o sol encosta no horizonte… ele não está mais lá!

É uma miragem!

Isso mesmo: o sol que você vê sumindo lentamente no horizonte NÃO É O SOL VERDADEIRO.

O de verdade já se pôs, minutos antes.

Eu explico: a atmosfera “entorta” a imagem do sol, fazendo com que você ainda consiga enxergá-lo, mesmo depois dele estar fisicamente abaixo da linha do horizonte.

Por coincidência, essa “distorção” é mais ou menos do mesmo tamanho que o sol, então quando o sol dá aquela primeira encostadinha no horizonte é justamente o momento em que ele está saindo de cena.

sunset1

Ou seja: as milhões de fotos de pôr-do-sol que existem por aí são um registro de uma ilusão de ótica, e não do sol se pondo.

Se você estivesse na foto do alto do post, e fosse o homem-elástico, e esticasse seu braço até o sol… atravessaria essa bolona sem queimar seus dedinhos porque o sol não está ali.

O pôr-do-sol da foto é fake, por definição. Comprovado cientificamente.

Eu sei que é difícil de acreditar, mas é verdade. Dá uma olhada na reação incrédula de alguns convidados neste programa apresentado pelo Stephen Fry.

E só para constar, essa não é a única ilusão de ótica durante o pôr-do-sol. O sol parece maior do que ele é, sofre um “achatamento” e até as tais cores mágicas no céu não são exatamente o que parecem ser.

Mas vamos devagar, porque saber que o pôr-do-sol é uma miragem já tá de bom tamanho por um dia.

É fake, mas me engana que eu gosto. Ô coisa bonita.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (11)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More