Antigamente era o Hobie Cat, agora é o “Fantasma Voador”

hobie16

Passei boa parte dos finais de semana e das férias da minha infância e adolescência velejando e capotando um desses aí da foto, um divertido Hobie 16, lá em Ubatuba com meus irmãos e amigos.

Quem inventou esse brinquedão foi o Hobart “Hobie” Alter, o shaper que fez o surf trocar as pranchas de madeira pelas que havia inventado, de espuma e fibra.

hobie

Depois, usou a mesma técnica para fazer um catamaran que pudesse ser usado nas praias como diversão.

Do mesmo jeito que o Stand Up hoje é mania, na década de 70 o litoral era forrado de Hobie Cats. Deve ter muita gente lendo esse post que também velejava de Hobie 16.

Enfim, o negócio era velejar o mais rápido possível, e a técnica era “levantar a banana” (sim, sim, contenha-se, você não é o primeiro a  fazer o trocadilho), deixando apenas uma na água (até embicar a ponta, quando vinha então aquela parte da capotagem que eu falei no primeiro parágrafo). Essa redução de 50% no atrito com a água era o que fazia o Hobie deslizar a velocidades que podiam chegar até o equivalente a uns 40 KM/h.

Agora corta para 2014, update or die no velho Hobie.

Eis  o Flying Phanton.

phanton

Mais que uma simples atualização do HC16, o “fantasma voador” tira as duas bananas da água, usando o princípio de hidrofoil, o mesmo usado pelos grandes catamarans do America’s Cup no ano passado. Por 40 mil dólares você compra um barco que levita e reduz em quase 100% o atrito, usando umas barbatanas que passam a ser os únicos pontos de contato com a água.

O resultado?

O veleiro dispara a uma velocidade que pode chegar até… 90 KM/H! E o barco ainda desliza macio porque não fica batendo na superfície do mar.

Dá uma olhada:

http://www.youtube.com/watch?v=MmJCwgofQOU

É bem mais caro do que o velho Hobie 16, mas uma acelerada com um Flying Phanton deve ser bem divertido (sem falar nas capotadas).

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More