Figurinhas patrocinadas no álbum da Copa?

figurinhas_patrocinadas

A ideia não é ruim, a ação tem contexto, mas como número normal/oficial das figurinhas do álbum? Como uma das cinco que vêm nos pacotinhos (que você paga)? E sem trazer nada de novo, ou bom, ao conteúdo do álbum?

Não. Isso é ruim.

Não sou colecionador, mas passei boa parte do meu domingo abrindo pacotinhos. Entre as 649 figurinhas umas dez são patrocinadas e elas aparecem com uma certa frequência no meio dos jogadores, símbolos dos times e estádios.

É claro que os colecionadores não iam gostar (não é muito difícil chegar a essa conclusão).

Você não devia pagar por elas. Essas, patrocinadas, deviam vir como extras nos pacotinhos ou ainda premiar quem foi agraciado pelo presente: comprou um pacotinho com uma figurinha patrocinada? Tem o direito a mais um pacotinho ou podiam der dado a possibilidade de escolha, a cada dez você ganha um “pacotinho patrocinado” (decisão sua completar o álbum dessa forma ou não) enfim, alguma recompensa pela interrupção.

No meio do álbum você se depara com: uma página dupla, com quatro figurinhas, da Liberty Seguros, quatro desenhos do Fuleco (urgh!), com mensagenzinhas bobinhas, para a Johnson & Johnson, o logo do Wise Up (simplesmente, o logo) e algumas páginas duplas de anúncios mesmo.

Ok, as marcas que patrocinam a Copa têm a opção de apoiar institucionalmente qualquer produto licenciado pela FIFA (mas isso não é um apoio) os anúncios estão espalhados e não como “parte integrante”, não tem uma linha interessante de conteúdo no álbum (que aliás tem um direção de arte horrorosa e as figurinhas uma qualidade de impressão estranha).

Acredito que a oportunidade foi mal aproveitada por que essas marcas podiam/deviam usar o espaço para dividir algum tipo de conteúdo com adequação à plataforma. Por exemplo: Wise Up podia ensinar o nome dos países em inglês, ter figurinhas especiais sobre os uniformes, o Fuleco podia vir com alguns extras sobre a sua criação (esboços do desenho, sugestões anteriores) ou com uma linha do tempo sobre as outras Copas, a SporTV podia mandar de presente uma tabela decente do mundial e a Panini explicar melhor sobre o seu ótimo aplicativo de trocas e alguma das marcas podia ter oferecido a criação de figurinhas (auto-colantes e em pacotinhos) para os colecionadores. Uma página sua em seu álbum.

Pela receptividade negativa a Panini está à disposição para a troca gratuita destas figurinhas, mas editora defende que a inclusão das figurinhas patrocinadas possibilitou um aumento significativo da distribuição gratuita de álbuns.

Ok, acredito, mas por que não contam isso? Ou aproveitam para alguma ação do tipo: comprou um pacotinho patrocinado? Dez vão para uma instituição que você escolher.

Enfim, dá para pensar em algumas coisas melhores, né?

UPDATE: recebi rapidamente uma resposta da Panini.

1panini

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More