Spritz: a tecnologia que quer reinventar a forma como você lê

shutterstock_235550017

A internet tem nos ajudado a praticar o consumo de conteúdo multimídia. Em um apenas post, um artigo ou um clipe, geralmente acabamos consumindo e misturando video, texto, imagens e sons como uma grande salada de meios. Isso sem falar na interatividade através do mouse ou do próprio dedo. Porém, nessa mistureba sensorial, o texto ainda impera.

Estima-se que 80% das nossas atividades online são baseadas em texto.

E se 80% do seu consumo é através de texto, aprimorar sua habilidade de leitura pode ser uma boa ideia. Nunca fui muito fã de leitura-dinâmica, acho que acaba com o envolvimento, é quase como colocar uma música acelerada para ouvir. Leitura, assim como música, é jornada e não destino.  Mas, em alguns momentos, conseguir passar os olhos por um texto de forma mais rápida pode fazer uma diferença brutal, como em processos de pesquisa. Por exemplo: eu passo horas do meu dia lendo, caçando assuntos para trazer para os nossos leitores. Neste caso específico, ler mais rápido poderia me poupar muitas e muitas horas em um ano. Ou, manter esse tempo dedicado a pesquisas, mas cobrindo um volume muito maior de textos, aumentando assim as chances de achar conteúdo relevante.

E aí que entra o Spritz, uma nova tecnologia que pretende alterar de forma definitiva a sua velocidade de leitura. Claro que essa ideia não é nada nova e existem muitas técnicas de leitura-dinâmicas por aí há anos. Mas o Spritz tem uma abordagem diferente.

E que vai de encontro à miniaturização de telas (wearables).

COMO FUNCIONA?

O Spritz tem uma janelinha onde todas as palavras de um texto vão aparecendo e sumindo, uma de cada vez, bem rápido. O motivo para isso ser mais eficiente é (1) você lê a palavra inteira (e não as sílabas) e (2) seus olhos não se mexem como na leitura tradicional.

Aqui, por exemplo, você lê 250 palavras por minuto:

anigif enhanced 31071 1394110006 9

Com o tempo você vai melhorando e vai lendo mais rápido.

Aqui você lê 400 palavras por minuto:

anigif enhanced 11462 1394110164 8

Impressionante não? Mais impressionante ainda é que você consegue ler 600 !) palavras por minuto (e ainda em inglês!):

anigif enhanced 3297 1394110298 5

Fica fácil concluir que a gente se arrasta na leitura convencional. Repetindo, claro que não tem graça nenhuma ler um romance desse jeito, mas poder desenvolver essa velocidade pode ser bastante útil em muitas situações.

Se você quiser tentar, em português, você pode usar este post para fazer o teste. É só entrar aqui, arrastar o botão azul para o bookmark bar do seu browser e voltar. Ou usar em qualquer outra página.

Veja abaixo alguns apps que já usam a tecnologia Spritz:

PARA iOS:

01) Quickipedia  ($0.99)  um leitor Spritz de Wikipedia.

02) Rapid Reader ($2.99) para ler seu Pocket, Readability e InstaPaper.

03) BibleGist (grátis) para quem quiser ler a Bíblia inteira.

ANDROID:

01) ReadMe! for Android ($1.99) é um E-Pub reader com Spritz. Dá para ler todos os livros do Project Gutenberg (45,000), Manybooks (29,000), Feedbooks, OpenLibrary (1M+ ) e o Internet Archive (2.5M).

E outros aqui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More