De balão sobre o pólo Norte (1897) e o excesso de confiança em tecnologia

Esse é um post sobre excesso de confiança em tecnologia.

trust-me-im-from-the-internet-t-shirtUm perigo cada vez maior já que essa confiança cresce à medida que usamos mais produtos e serviços. E das dezenas de tecnologias que usamos desde a hora em que acordamos até a hora de dormir, 99% funcionam muito bem, o que acaba gerando uma sensação de poder infalível. Quanto mais imersos em tecnologia eficiente, menos desconfiados ficamos . Tudo é possível.

Mas a história de hoje, que exemplifica esse excesso, não é sobre alguém que comprou alguma coisa pela internet e se deu mal, nem sobre alguém que teve sua privacidade invadida por algum aplicativo ou rede social.

Quem confiou demais na tecnologia foi o engenheiro e balonista sueco Salomon August Andrée, em 1897.

Mansporträtt._Andrée,_Salomon_August_-_Nordiska_Museet_-_NMA.0033031

Um beta tester. O que em 1897, tinha outro contexto. Uma época de exploradores e de grandes expedições, uma mistura que não se vê mais de cientista e pesquisador com aventureiro. Indiana Jones da vida real.

Sua ideia? Sobrevoar o pólo Norte de balão.

06-andrees-balloon-takes-off-670

Voaria de sua cidade Natal em direção ao Canadá ou Rússia, passando “por cima do mundo”. Como sabemos, quem dirige o balão é o vento, que sopra pra onde ele quer e não necessariamente para onde o balonista gostaria. Para superar essa dificuldade, Salomon usava uma técnica de vôo baixo para poder arrastar cordas enormes pela água, que funcionavam como um leme precário. O balão foi feito em paris e não foi testado antes do vôo oficial, o que se provou desastroso por conta dos inúmeros pontos de vazamento de gás hélio.

https://www.youtube.com/watch?v=Jk1_zXeSoUQ

O podcast abaixo do Futility Closet conta essa historia (leve pro carro, pro ônibus e treine o inglês), além de outras tão interessantes quanto.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More