Pensas que o mundo gira ao redor do seu umbigo? Estás muito enganado! O mundo gira ao redor do MEU umbigo!

Para fechar o tema,  um artigo do psicólogo Carlos Alberto de O. Carvalho.

Beto, formou-se em economia pela FAAP. É psicólogo clínico pela PUC/ SP,
com especialização em psiconeuro-fisiologia pela SOVESP. Praticante de Yoga e Meditação Tibetana
desde 1984. Atende em consultório particular com técnicas corporais há mais de 25 anos.
Palestrante, facilitador de diálogo e mediador, trabalha com coaching e desenvolvimento humano,
prestando serviços a diversas empresas.

No final do post uma coletânea (em .pdf) com todos os artigos sobre o tema.

Pensas que o mundo gira ao redor do seu umbigo? Estás muito enganado! O mundo gira ao redor do MEU umbigo!

Era uma vez um cavaleiro muito nobre e extremamente fiel ao seu rei Arthur e aos seus companheiros da távola redonda, chamado Sir Galahad…

Apresentou-se um momento muito difícil, pois o temível Cavaleiro Verde havia desafiado ao Rei Arthur para um combate. Mas o rei estava acamado, muito doente e não poderia aceitar o desafio. Sir Galahad se ofereceu para combater em nome do rei.

Mas era preciso cavalgar até o castelo do Cavaleiro Verde para enfrentá-lo. O local era praticamente inacessível, pois o castelo ficava numa ilha rodeada por um pântano terrível cercado por uma espessa floresta de espinhos.

Corajosamente Sir Galahad e seu cavalo enfrentavam os espinheiros procurando um acesso ao pântano, sem sequer imaginar como fariam para atravessá-lo.

Foi quando se depararam com a bruxa!

Feia não, medonha! Horrível, com seus cabelos desgrenhados, a pele escura e enrugada, o nariz adunco coberto de verrugas, os dentes podres exalando um hálito pestilento, ela sorriu e disse:

– Olá, Sir Galahad! Você veio enfrentar o Cavaleiro Verde e não sabe como entrar no castelo, não é?

– Como você sabe bruxa maldita?

– Sei também te indicar uma trilha até o pântano. Lá tenho um bote e posso guiá-lo até a ilha e lhe mostrar uma entrada secreta para o castelo, com escadarias que levam à antecâmara do Cavaleiro Verde, de modo que poderás desafiá-lo sem ter que passar pelos guardas!

– Qual a recompensa que me vais exigir por tão prodigiosa ajuda?

– Deverás prometer se casar comigo!

O cavaleiro, tomado pela fé em sua valorosa missão e sabendo que sem tal ajuda jamais alcançaria o sucesso, aceitou o acordo.

Tudo se deu como a bruxa havia dito e depois de um terrível combate com o Cavaleiro Verde, que era um gigante, Sir Galahad logrou a vitória. Decepou com a espada a cabeça de seu inimigo e a trouxe num saco para oferecer ao rei Arthur.

De volta à terra firme e já montado em seu cavalo, Sir Galahad foi cobrado em sua promessa pela bruxa:

– Te ajudei como o prometido. Você vai cumprir a sua promessa e se casar comigo?

Se vocês acham que Sir Galahad era mais um desses tipos que hoje estão no governo, que prometem qualquer coisa para ganhar o voto e depois fogem das responsabilidades, erraram!

Sir Galahad, com a voz firme e imponente, disse do alto de seu cavalo, sem hesitar:

-Sou um cavaleiro do rei Arthur e lhe dei minha palavra! Reconheço que sem a sua prodigiosa ajuda jamais teria vencido tantos e tão perigosos desafios! De bom grado me casarei com a senhora!

Puff!!!

Não saberia aqui descrever toda aquela magia dos contos de fada em que uma nuvem brilhante nas cores do arco-íris se formou em torno da bruxa e a transformou numa linda princesa!

Diante do olhar espantado do incrédulo cavaleiro a princesa explicou que havia sido enfeitiçada pelo Cavaleiro Negro, por recusar-se a desposá-lo. E que o feitiço só seria quebrado quando um nobre cavaleiro concordasse em desposá-la!

Mas havia ainda um problema: o feitiço havia sido apenas parcialmente quebrado! Ela deveria permanecer ainda 12 horas por dia como bruxa e somente nas outras 12 seria princesa!

Caberia ao nobre cavaleiro decidir se preferiria passar o dia com a princesa e a noite com a bruxa, ou passar o dia com a bruxa e a noite com a princesa. Difícil, hein? O que você escolheria?

Pense um pouco enquanto explico por que escolhi um conto tão comprido para falar sobre o narcisismo!

Freud falou de narcisismo primário, como aquele que é necessário para desenvolvermos a nossa própria imagem, a representação de si mesmo com a qual identificamos o nosso eu.

Falou do narcisismo secundário quando deslocamos a nossa libido para os objetos. O momento em que nos reconhecemos no olhar de nossos pais, que projetam sobre nós o seu próprio narcisismo renascido. Surge o menininho bonitinho da mamãe ou a queridinha do papai.

O narcisismo patológico se manifesta quando crescemos centrados no próprio umbigo.

Acreditando que o mundo nos acha o máximo e que todos os demais são apenas coadjuvantes da nossa existência maravilhosa, fazemos das pessoas objetos de nossos próprios interesses. Não as reconhecemos como o outro de verdade, mas o outro de conveniência, extensão do próprio umbigo!

Sir Galahad nos dá uma lição sobre o exercício da alteridade:

– Minha querida princesa! Só agora me dou conta de quão terrível é o fardo que sua doce, formosa e generosa pessoa se vê obrigada a carregar!

– Seria injusto se eu tomasse para mim tal decisão, posto que somente você, doce princesa, poderia saber em qual condição seu alívio seria maior e seu sofrimento menos cruel…

Puf !!! Novamente aparece a nuvem multicolorida e a maldição se desfaz por completo!

O pântano volta a ser um lindo lago, a floresta de espinhos um lindo bosque florido, o castelo reluzente em seu esplendor de outrora pronto para celebrar o casamento da princesa com o nobre cavaleiro!

E agora você aprendeu! Se quiser transformar sua princesa numa bruxa é só tratá-la como extensão do próprio umbigo.

Este feitiço nunca falha!

Carlos Alberto de O. Carvalho

Para baixar a coletânea com todos artigos sobre o Narcisismo, clique aqui.
Aqui, o tema anterior: O Tédio.
Todas as ilustrações são do Eduardo Medeiros.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More